Lula diz que espera bom senso na tensão entre Venezuela e Guiana

Ministério da Defesa do Brasil ampliou a presença militar na região brasileira perto da fronteira e diz que acompanha discussões

Lula diz que espera bom senso na tensão entre Venezuela e Guiana | Foto: Reprodução / Canal Gov
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Antes de sua viagem para Berlim, na Alemanha, neste domingo (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua esperança por um comportamento sensato diante da mais recente tensão na América do Sul, que envolve a Venezuela e a Guiana. "O que a América do Sul não está precisando é de confusão. Não se pode ficar pensando em briga. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lado Guiana", disse. 

Lula não acredita que a tensão entre os dois países leve a um enfrentamento. "A humanidade deveria ter medo de guerra. Só faz guerra quando falta bom senso. Vale mais a pena uma conversa do que uma guerra". 

O presidente brasileiro acrescentou que é preciso pensar nos povos e não numa guerra. "Se tem uma coisa que estamos precisando para crescer e para melhorar a vida do nosso povo é a gente baixar o facho, trabalhar com muita disposição, de melhorar a vida do povo, e não ficar pensando em briga, não ficar inventando história".

REFERENDO

Neste domingo, os cidadãos venezuelanos estão participando de um referendo para expressar sua opinião sobre a possível incorporação da região de Essequibo, atualmente pertencente à Guiana, ao território venezuelano. Segundo Lula, os venezuelanos vão votar a favor de seu presidente: "O referendo vai dar o que o Maduro (Nicolás Maduro, presidente da Venezuela) quer. Mas vamos ver o que vai dar". 

O Ministério da Defesa do Brasil aumentou a presença militar na área próxima à fronteira do território nacional e informou que está monitorando atentamente as discussões em curso.  Há mais de um século, o território de Essequibo, que é maior que a Grécia, tem sido objeto de disputa entre Venezuela e Guiana. Desde o final do século 19, está sob o controle da Guiana, abrangendo 70% do atual território do país, onde reside uma população de 125 mil pessoas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES