Elite bolsonarista acredita que grana dá direito de atacar as instituições

Em artigo ao UOL, o jornalista e Doutor em Ciência Política, Leonardo Sakamoto, analisa os ataques contra Alexandre de Moraes.

Acusados de agredirem Alexandre de Moraes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em artigo divulgado neste domingo, 16 de julho, no UOL, o jornalista e Doutor em Ciência Política, Leonardo Sakamoto, discorre sobre os ataques sofridos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e sua família no Aeroporto de Roma. As agressões teriam sido conduzidas por radicais bolsonaristas

No texto intitulado 'Elite bolsonarista crê que grana dá direito de agredir Moraes e democracia', Sakamoto pontua a imunidade que a classe alta ligada ao movimento de extrema-direita julga ter imunidade para promover atos do tipo, propagando o ódio e a intolerância, ao acreditarem que o 'dinheiro os protege'

Leia Mais

"O bolsonarismo, como movimento autoritário, negacionista, misógino, armamentista, miliciano e golpista, é naturalmente violento, independentemente da classe social do indivíduo que o professe. Contudo, o naco da elite brasileira que dele faz parte age como se tivesse um salvo-conduto para exercer a estupidez devido à sua posição economicamente privilegiada", classifica Sakamoto.

O Doutor em Ciência Política cita os absurdos proferidos pele elite bolsonarista durante a fase mais crítica da pandemia do coronavírus, afirmações como "não podemos (parar) por conta de cinco ou sete mil pessoas que vão morrer". Tal viés, de acordo com o artigo, pode ser observado também no financiamento aos atos antidemocráticos, como os que ocorreram em 7 de setembro do ano passado. 

"Questionados sobre seus atos, ricos bolsonaristas sempre recorrem à liberdade de expressão como justificativa. Ou melhor, exigem tolerância para a sua intolerância, esquecendo que isso, inexoravelmente, leva à eliminação dos tolerantes e da tolerância", indica o jornalista no artigo.

Sakamoto reverbera a diferença entre esse grupo com privilégios e a base mais humilde dos apoiadores do líder da extrema-direita: o acesso à informação. Assim, ele pontua que a elite não pode 'alegar ignorância ou ter sido alvo de manipulação'. 

"Muitos agiram por acharem estar respaldados por sua conta bancária e influência política. Traduzindo: a impressão de que rico raramente vai preso. Mas exatamente a ação diligente de Alexandre de Moraes, tanto no Tribunal Superior Eleitoral quanto no Supremo Tribunal Federal, está apagando essa percepção. E os que financiaram a tentativa de golpe entendem que podem ser punidos", complementou.

O jornalista e Doutor em Ciência Política finaliza o artigo destacando as ocasiões em que foi atacado, agredido e ameaçado por conta do que escreveu. Os casos vão de xingamentos e cuspidas até espancamento na rua, evidenciando o quão grave é o movimento extremista. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES