Influenciadores bolsonaristas atacam governador de SP por elogiar STF

Para eles, Tarcísio foi excessivamente gentil com os ministros da Suprema Corte e adotou uma postura “nada bolsonarista” em seu discurso

Tarcísio está na mira do reduto eleitoral de Bolsonaro | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (11), influenciadores que apoiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) resgataram um discurso do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no qual ele elogia ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a própria Corte. As declarações foram feitas no XI Fórum Jurídico de Lisboa, organizado pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, no fim de junho.

Os perfis de direita repudiaram Tarcísio por chamar os membros do STF de "juristas renomados", por afirmar que o país tem um "guardião da Constituição" que está "muito bem", e por dizer que o Estado Democrático de Direito brasileiro é "vibrante" e não enfrenta riscos à sua existência.

Leia Mais

De acordo com os influenciadores, o governador foi excessivamente gentil com os ministros da Suprema Corte e adotou uma postura "nada bolsonarista" em seu discurso. Uma influenciadora questionou se ele disse "o que realmente acredita ou o que o governo e o STF querem ouvir".

‘Paz’ nas redes sociais

O governador foi duramente criticado por influenciadores e políticos de direita na última semana por apoiar publicamente a reforma tributária. No entanto, as novas postagens dos apoiadores surgem após Bolsonaro e seus filhos recuarem nas críticas a Tarcísio. Eles trocaram demonstrações públicas de afeto nesta semana, com o chefe do Executivo paulista reafirmando sua lealdade ao ex-presidente e Bolsonaro publicando uma foto dos dois se abraçando.

Ao iniciar o discurso, Tarcísio expressou sua perplexidade com o convite feito pelo ministro Gilmar Mendes para que ele participasse do evento, considerando-se apenas "um mero engenheiro entre juristas renomados". Em seguida, o governador cumprimentou Luís Roberto Barroso, também ministro do STF; Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e Flávio Dino, ministro da Justiça e Segurança Pública, que estava sentado ao lado de Tarcísio.

"Quem sou eu? Apenas um engenheiro, ou seja, um peixe fora d'água. Então, de repente, tenho que falar aqui para o ministro Gilmar, para o ministro Barroso, para o ministro Salomão, com a maior audácia", disse o governador de São Paulo.

Um Estado Democrático vibrante

Outro trecho destacado pelos apoiadores de Bolsonaro nas redes sociais é uma declaração do governador sobre a importância da atuação do Estado Democrático de Direito, o qual, segundo Tarcísio, tem um risco baixo de sofrer ataques. Ele também elogiou o STF, chamando-o de "órgão guardião da Constituição" que tem "funcionado muito bem nos últimos anos".

"Nosso risco é baixo. Temos um Estado Democrático de Direito vibrante e estamos caminhando na direção certa. A primeira coisa é que o Estado Democrático de Direito deve se basear na soberania popular. [...] É fundamental a existência de um órgão guardião da Constituição com vontade livre e atuação independente. E isso nós temos, então eu diria que esse risco é muito baixo, inexistente. Temos esse guardião da Constituição que tem funcionado muito bem nos últimos tempos", afirmou.

Um influenciador comparou as palavras de Tarcísio com as de outros bolsonaristas, afirmando que aliados do ex-presidente afirmam que o "STF persegue e age de forma inconstitucional", enquanto o governador diz que o Supremo "é o guardião da Constituição e tem funcionado muito bem".

Outra influenciadora bolsonarista criticou o chefe do Executivo paulista por adotar uma postura "amena e dialogável" com os juristas, argumentando que essa forma de discursar é "nada bolsonarista". "O governador de São Paulo elogiou o STF e a democracia brasileira", afirmou ela.

Outro perfil bolsonarista acusou Tarcísio de acreditar que "o povo é ingênuo" ao afirmar a existência de um Estado democrático no país. A influenciadora afirmou que o discurso do governador não é uma estratégia política, mas sim um "fortalecimento de um regime autoritário" imposto no Brasil.

Tarcísio critica a 'judicialização da política'

No evento, o governador também questionou o excesso de "judicialização da política", crítica que também foi endossada pelo ex-presidente Bolsonaro ao longo de seu governo. Segundo Tarcísio, o Judiciário brasileiro interfere, em algumas ocasiões, nas decisões do Poder Legislativo. No entanto, esse trecho não aparece nas postagens dos apoiadores de Bolsonaro nesta terça-feira.

"É importante focarmos na figura do legislador, pois aqui também enfrentamos um grande risco, o risco da judicialização da política. É o risco de, de repente, aquilo que é definido pelo nosso legislador, que deve ser soberano e escolher as relações de Justiça que melhor se coordenam e se adequam às condições específicas de cada estado, não ser respeitado às vezes", afirmou.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES