Em ato do 8/1, Lula e Alexandre de Moraes defendem regulamentação das redes

Os dois atribuíram as invasões no dia 8 de janeiro de 2023 à desinformação presente nessas plataformas.

Ato no Congresso marcou um ano do ato antidemocrático | FP/Sergio Lima
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No evento "Democracia Inabalada" ocorrido nesta segunda-feira (8), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, reiteraram a importância da regulamentação das redes sociais. Os dois atribuíram as invasões no dia 8 de janeiro de 2023 à desinformação presente nessas plataformas. 

Lula destacou que a liberdade não permite espalhar mentiras sobre vacinas, como ocorreu na época da pandemia da Covid-19.

"Liberdade não é uma autorização para espalhar mentiras sobre vacinas nas redes sociais, o que pode ter levado centenas de milhares de brasileiros e brasileiras à morte pela Covid. Não é o direito de pregar a instalação de um regime autoritário e o assassinato de adversários. As mentiras, a desinformação e o discurso de ódio foram combustível para o 8 de janeiro. Nossa Democracia estará sob constante ameaça enquanto não formos firmes na regulação das redes sociais", afirmou Lula.

Por sua vez, Moraes enfatizou a instrumentalização das redes pelo populismo digital extremista, defendendo a urgência na regulamentação das plataformas no Brasil.

"Há necessidade da edição de uma moderna regulamentação, como vem sendo discutida no mundo todo democrático, e como recentemente aprovado na União Europeia, no Canadá, na Austrália (...) A ausência de regulamentação e a inexistência de responsabilização das plataformas somadas à falta de transparência na utilização da inteligência artificial e dos algoritmos tornaram os usuários suscetíveis à demagogia e à manipulação política, possibilitando a livre atuação desse novo populismo digital extremista e de seus aspirantes a ditadores", disse.

Ambos apontaram a falta de responsabilização das plataformas como um fator que permitiu o crescimento do discurso de ódio e desinformação, conclamando à necessidade de regulamentar a disseminação de fake news, tema abordado pelo PL das Fake News em tramitação na Câmara dos Deputados. A urgência para a votação do texto chegou a ser aprovada na Casa em abril, mas o texto foi retirado de pauta, a pedido do relator, deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), devido à falta de consenso sobre pontos do projeto. Há, no entanto, expectativa de que o PL volte à pauta na Câmara.

"A necessária regulamentação de conteúdo nas redes sociais já existe para todos os demais meios de comunicação. Não há razoabilidade em se manter, o que sempre repito, as redes sociais, as big techs, a internet como terra de ninguém. O que vale para o mundo real deve valer para o mundo virtual", acrescentou Moraes no ato desta segunda-feira.

Com informações de O Globo



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES