Em dia de folga no Egito, Lula e Janja visitam as pirâmides e a esfinge

Presidente desembarcou no Cairo para iniciar um giro de vaigens oficiais à África. Na quinta, ele participa de reuniões com o presidente egípcio

Em dia de folga no Egito, Lula e Janja visitam as pirâmides e a esfinge | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante um dia de folga no Egito, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva exploraram as pirâmides situadas nas proximidades da capital, Cairo, bem como a icônica esfinge.

Lula chegou ao Cairo mais cedo para iniciar uma série de viagens oficiais pela África. Após sua estadia no Egito, o presidente seguirá para a Etiópia como parte de sua agenda diplomática na região.

Lula também visitou as Pirâmides de Gizé em viagem oficial em 2003, no primeiro ano de seu primeiro mandato como presidente. Ele estava acompanhado da então primeira-dama Marisa Letícia, que faleceu em 2017.

Lula e a ex-primeira dama em2003

Egito e Etiópia passaram a integrar o Brics neste ano. O grupo, que reúne algumas das principais economias emergentes do mundo, conta com a presença do Brasil desde a fundação. O governo brasileiro apoiou a ampliação e a entrada dos dois países africanos.

Compromissos no Egito

Segundo o Itamaraty, a agenda de Lula no Cairo, na quinta-feira (15), prevê duas reuniões com o presidente egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi. Uma dessas reuniões será privada (entre os dois e intérpretes) e uma será ampliada (da qual costumam participar integrantes dos dois governos).

Devem integrar a comitiva brasileira, além de Lula e Janja, o chanceler Mauro Vieira, o assessor especial de Lula Celso Amorim e a ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos.

Em comunicado divulgado à imprensa nesta terça, o Ministério das Relações Exteriores informou que os dois presidentes discutirão nos encontros as mudanças climáticas e a guerra entre Israel e o Hamas.

A guerra começou em outubro do ano passado, após o grupo terrorista atacar Israel. Milhares de pessoas morreram na região. Desde que o conflito começou, o Brasil repatriou cerca de 1,5 mil cidadãos que estavam na região de conflito e pediram ajuda ao governo para retornar ao país.

Desse grupo, 115 eram brasileiros que viviam na Faixa de Gaza — que faz fronteira com o Egito — e só puderam retornar ao país após o Egito abrir as fronteiras.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES