Em Portugal, brasileiros votam na Universidade de Lisboa

Brasileira que vive em Portugal foi votar

Avalie a matéria:
Brasileira que mora e vota em Lisboa-Portugal | g1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A votação dos brasileiros em Portugal teve início às 8h e segue até as 17h e acontece pela primeira vez na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Até então, ocorria na sede da Embaixa do Brasil. A mudança fez com que alguns eleitores chegassem atrasados. ?Aqui está melhor, tem mais salas para votar. Está mais rápido para resolver?, diz o construtor Angelino Carlos Rodrigues, de 46 anos, nascido em Rondônia.

Além de que está apto a votar ? pois transferiu o título para Portugal ? estão procurando a faculdade os cidadãos que querem justificar o voto, embora não seja necessário. O formulário de justificativa pode ser baixado no site do TRE do Distrito Federal e, depois de preenchido, deve ser enviado pelo correio para o cartório eleitoral da cidade onde foi emitido o título.

?Transferi meu título, mas alguma coisa deu errada. Tentei pela internet, mas não sabia qual formulário era?, diz a baiana Neuza Martins, de 45 anos, trabalhadora de armazém. ?Se soubesse, não tinha gasto tempo e dinheiro para vir até aqui?, diz a paranaense Rosângela Jerónimo, de 35 anos, cabeleleireira.

?Ainda não se se vou ficar. Se sim, aí tiro o título?, diz a mineira Alcione Aparecida de Freitas, de 30 anos, empregada doméstica, outra a sair com o formulário que está sendo distribuído.

Por volta das 12h30 ? na metade do período de votação ? pouco mais de 1/5 (ou 21%) dos eleitores cadastrados em Lisboa haviam comparecido.

A capital portuguesa tem 12.360 votantes aptos.

A porcentagem é semelhante à registrada no primeiro turno no mesmo horário. Em 3 de outubro, a participação ao final do dia ficou em pouco mais de um terço. Ou seja, uma abstenção de mais de 60% ? acima do que, segundo o cônsul-geral do Brasil em Lisboa, Renan Paes Barreto ? ocorreu em anos anteriores, quando ficou na casa de 50%.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES