Emenda da deputada Iracema Portella solicita maternidade para Teresina

Com a alta demanda, principalmente da Maternidade Dona Evangelina Rosa, o entendimento se dá em torno da urgência de outra unidade, tendo em vista o crescimento da região

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a aprovação do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2015 (LDO) no plenário do Congresso Nacional na última semana, a deputada federal Iracema Portella (PP) apresentou nas emendas de bancada a indicação para a construção de uma nova maternidade na capital.

Com a alta demanda, principalmente da Maternidade Dona Evangelina Rosa, o entendimento se dá em torno da urgência de outra unidade, tendo em vista o crescimento da região.

Com a solicitação, a obra do Centro Materno Infantil, pode ter início ainda no próximo ano. "O Centro Materno Infantil está entre as prioridades do Governo Federal e torço para que em 2015 iniciem as obras dessa nova maternidade", indicou a parlamentar.

Portella justificou a necessidade através da preocupação em torno da redução dos índices de mortalidade infantil no Estado. "Questões como a mortalidade materna, que é um grave problema de saúde pública no Brasil, devem mobilizar os governos em suas três instâncias, o Parlamento e a sociedade civil", apontou.

Com o orçamento impositivo das emendas individuais na Lei de Diretrizes Orçamentárias, a chance de que o projeto saia do papel aumenta gradativamente, só no próximo ano o Orçamento dessas ações devem somar R$ 9,7 bilhões.

Desse modo, segundo as regras impostas, os deputados federais podem apresentar sugestões até o limite de 1,2% da receita corrente líquida (RCL) da União prevista na proposta da lei orçamentária anual (LOA) de 2015; equivalendo a mais de R$ 16,3 milhões para cada Congressista, tendo ciência que 50% desse valor deve ser destinado a área da saúde. Agora, o texto segue para a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Clique aqui e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES