Enchentes no RS: Lula dispensou ajuda do Uruguai? Entenda o que aconteceu

Desde a última semana, o estado gaúcho enfrenta fortes chuvas que inundaram várias cidades, afetando mais de um milhão de moradores e deixando mais de 100 mortos

Avalie a matéria:
Presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou, e presidente Lula | Montagem/MeioNews
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aceitou a ajuda oferecida pelo Uruguai para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, com o empréstimo de um helicóptero. No entanto, recusou o empréstimo de um avião com lanchas e drones devido à falta de "infraestrutura aeroportuária disponível" para essa operação.

CALAMIDADE NO RS: Desde a última semana, o estado gaúcho enfrenta fortes chuvas que inundaram várias cidades, afetando mais de um milhão de moradores e deixando mais de 100 mortos, segundo a Defesa Civil do RS. O secretário-executivo do Governo do Rio Grande do Sul, José Henrique Medeiros Pires, apelou ao governo federal durante audiência no Senado para autorizar o empréstimo dos veículos oferecidos pelo Uruguai.

Imagem de drone mostra voluntários procurando por moradores isolados em Canoas, no Rio Grande do Sul — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

LULA DESMENTE FAKE NEWS: O Planalto emitiu um comunicado na última quarta-feira (8) negando ter recusado a ajuda do Uruguai, destacando que todas as ofertas de auxílio são bem-vindas e serão analisadas de acordo com as necessidades. O governo explicou que a aeronave oferecida pelo Uruguai não seria adequada para as operações necessárias, uma vez que o Brasil já dispõe de um avião com funcionalidades similares em ação no estado.

80% DO TERRITÓRIO IMPACTADO: Os alagamentos impactaram 80% das 497 cidades do Rio Grande do Sul e deixaram o Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, debaixo d'água, causando a suspensão de pousos e decolagens até o dia 30 de maio. Para aliviar o caos causado pelo fechamento dos aeroportos estaduais, a Base Aérea de Canoas foi aberta para voos comerciais, permitindo a criação de uma rota para recebimento de donativos de outras regiões.

Para mais informações, acesse meionews.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES