Escolas cívico-militares: ministro afirma que unidades não serão fechadas

Chefe da Educação afirmou que haverá uma transição entre os modelos, que será acompanhada pelo MEC

Escolas cívico-militares: ministro afirma que unidades não serão fechadas | Antonio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que as escolas que optaram pelo modelo cívico-militar do governo federal não serão fechadas, e os alunos não sofrerão prejuízos. Em comunicado na quarta-feira passada (12), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a interrupção do programa, que foi implementado durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019. Segundo Santana, o Ministério da Educação (MEC) irá acompanhar a transição das unidades para a rede regular de ensino. 

"Quero garantir aos estudantes das 202 escolas integrantes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), e a seus familiares, que não haverá fechamento de unidades e tampouco prejuízo aos alunos. A descontinuidade do modelo atenderá a uma política de transição, com acompanhamento e apoio do MEC junto a estados e municípios", escreveu o ministro nas redes sociais nessa quinta (13).

"Nossa prioridade é garantir os direitos dos estudantes e da comunidade escolar nesse grupo, que corresponde a 0,15% das 138 mil escolas públicas do Brasil", acrescentou. "Seguiremos trabalhando na construção das políticas para os nossos estudantes da rede pública, investindo em programas como o de Escolas de Tempo Integral e conectividade nas escolas, que irão beneficiar toda a rede pública brasileira."

Segundo a decisão conjunta entre o MEC e o Ministério da Defesa, haverá uma "desmobilização gradual do pessoal das Forças Armadas" nos colégios, sob entendimento de que há "desvio de finalidade das atividades das Forças Armadas".  

O Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares (Pecim), estabelecido em 2019, possibilitava a conversão de escolas públicas em colégios cívico-militares. Nesse modelo, os educadores civis seriam responsáveis pela parte pedagógica, enquanto a gestão administrativa estaria a cargo de militares. Até o ano de 2022, aproximadamente 200 escolas aderiram ao Pecim.

(Com informações do Portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES