Lula aposta na educação como pilar de desenvolvimento em novo PAC; veja!

Segundo o ministro do MEC, R$ 600 mi serão destinados para a retomada de obras inacabadas e de restauração

Obras no radar de Lula | Reprodução/TV Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta terça-feira (04), o ministro da Educação, Camilo Santana, revelou em um evento que a construção de novas universidades e institutos federais será contemplada no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Durante a cerimônia, realizada em Foz do Iguaçu (PR) para anunciar a retomada das obras do campus da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), o ministro confirmou um investimento de R$ 600 milhões da Itaipu Binacional para a conclusão das obras.

"Daqui a pouco, o presidente vai lançar o novo PAC e vai incluir novas instituições federais de nível superior para os estudantes deste país. Universidades e institutos federais", assegurou Santana.

Leia Mais

O PAC, conhecido por sua importância nos mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidente Dilma Rousseff (ambos do PT), tem como objetivo promover investimentos tanto públicos quanto privados em projetos de infraestrutura em todo o país. Com seu retorno ao Planalto, Lula afirmou que pretende relançar o programa, priorizando a retomada de obras paralisadas, a aceleração das obras em andamento e o desenvolvimento de novos empreendimentos em áreas estratégicas.

Na segunda-feira (03), o presidente anunciou que a primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL) fará parte da nova rodada do PAC. No entanto, o ministro da Educação não especificou quais projetos serão incluídos no programa.

Em 2018 e 2019, foram criadas as duas últimas universidades federais do país, a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), respectivamente. Ambas foram desmembradas de outras instituições de ensino existentes, como a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Enquanto isso, os institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que oferecem cursos técnicos, ensino médio e ensino superior, foram criados em sua totalidade durante o segundo mandato de Lula, em 2008.

Educação como prioridade

Em seu discurso na terça, o chefe do Executivo enfatizou a importância de investimentos na área da educação, afirmando que não há nada mais econômico do que financiar a formação dos jovens.

"Não precisa ser doutor para saber dessas coisas. É só ter o mínimo de inteligência para saber que qualquer dinheiro que a gente colocar na educação vale a pena colocar porque é investimento. Este país pode ser o que a gente quiser, pode ser do tamanho que a gente quiser. A gente precisa ter capacidade para realizar os nossos sonhos", afirmou.

Além disso, o presidente ressaltou seu desejo de se candidatar a um terceiro mandato para expandir a criação de escolas técnicas, institutos federais e universidades.

"Eu voltei a ser presidente da República para provar que o pobre nunca fui e nunca será problema. A hora que a gente coloca o pobre no Orçamento, ele deixa de ser problema. Eu voltei a governar para provar que a gente vai fazer mais escolas técnicas, mais institutos federais e mais universidades. E vamos fazer escolas de tempo integral neste país", declarou.

Antes de deixar o evento no Paraná, Lula fez uma defesa da participação popular na política e mencionou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando que "quando não gostamos de política, surge alguém como Bolsonaro. É isso que acontece", o que gerou o coro da plateia gritando "inelegível".

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES