EUA vetam resolução brasileira para solucionar conflito entre Israel e Hamas

O país norte-americano também rejeitou a proposta da Rússia para apaziguar a guerra no Oriente Médio

Linda Thomas-Greenfield | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (18), os Estados Unidos rejeitaram a resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança da ONU referente ao conflito entre Israel e Hamas. O veto do país norte-americano resultou na rejeição do texto brasileiro.

Doze países, incluindo China, França, Albânia, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes Unidos, votaram a favor da proposta brasileira. Rússia e Reino Unido se abstiveram, enquanto os representantes estadunidenses, como membro permanente do conselho com poder de veto, votaram contra, inviabilizando a resolução.

Após a votação, a embaixadora dos EUA na ONU, Linda Thomas-Greenfield, expressou desapontamento, insinuando que o texto não aborda adequadamente o direito de autodefesa de Israel. A rejeição dos EUA também foi motivada pela proposta russa de incluir um pedido de cessar-fogo imediato, algo que Washington não deseja no momento.

A votação da proposta brasileira foi adiada duas vezes, inicialmente por alterações no texto e, posteriormente, devido ao bombardeio a um hospital na Cidade de Gaza, que resultou em quase 500 mortes.

É importante salientar que a guerra entre Hamas e Israel perdurou por uma semana e deixou um rastro de sangue de mais de 4.200 mortes. Porém, mesmo sabendo da gravidade da situação, os Estados Unidos negam que Israel cesse-fogo contra os palestinos e termine o conflito.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES