'Tragédia injustificável', diz Lula sobre ataque a hospital em Gaza

O Hamas apontou Israel como responsável pelo ataque e chamou o ato de “genocídio”. O país, por sua vez, acusou a Jihad Islâmica, que também negou envolvimento

'Tragédia injustificável', diz Lula sobre ataque a hospital em Gaza | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Lula, do Partido dos Trabalhadores (PT), expressou sua consternação nesta quarta-feira (18) diante do ataque a um hospital na Faixa de Gaza, que resultou em um trágico saldo de 471 mortos. Lula condenou veementemente o ataque ao hospital Al-Ahly Arab, classificando-o como uma "tragédia injustificável". Segundo informações do Ministério da Saúde da Palestina, a maioria das vítimas é composta por mulheres e crianças.

"Guerras não fazem nenhum sentido. Vidas perdidas para sempre. Hospitais, casas, escolas, construídas com tanto sacrifício, destruídas em instantes. Os inocentes não podem pagar pela insanidade da guerra", disse o Presidente Lula no X (antigo Twitter).

O Hamas apontou Israel como responsável pelo ataque e chamou o ato de "genocídio". O país, por sua vez, acusou a Jihad Islâmica, que também negou envolvimento. Lula também refez um apelo por uma intervenção humanitária internacional em Gaza. "Lancemos mão de todos os recursos para pôr fim à mais grave violação aos direitos humanos no conflito no Oriente Médio".

Lula também enfatizou a necessidade "urgente" de um cessar-fogo visando a evacuação de civis de áreas afetadas pelo conflito. O governo brasileiro tem estado em negociações para garantir a segura saída de um grupo de brasileiros de Gaza através da fronteira com o Egito. O Brasil, atual presidente do Conselho de Segurança da ONU, apresentou uma proposta em relação ao conflito entre Israel e o Hamas. 

A proposta, a ser votada nesta quarta-feira (18), sugere uma "pausa" no conflito para permitir assistência humanitária, buscando evitar o veto de países como os EUA. O número de palestinos mortos durante o conflito é de 3.478, enquanto em Israel, de acordo com o governo, são mais de 1.400 mortos e pelo menos 200 reféns.

(Com informações da FolhaPress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES