Ex-número 2 do GSI será ouvido por CPI nesta segunda-feira (4)

Carlos José Assunção Penteado era secretário executivo do GSI durante os ataques em Brasília, no 8 de janeiro

Ex-número 2 do GSI será ouvido por CPI nesta segunda-feira (4) | Câmara Municipal de Curitiba
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizará uma audiência com o general Carlos José Assunção Penteado, ex-secretário executivo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Esta sessão extraordinária foi agendada devido ao feriado do Dia da Independência, que será comemorado em 7 de setembro, uma quarta-feira. Geralmente, as sessões da CPI ocorrem nas quintas-feiras. 

O general Carlos José Assunção Penteado ocupava o cargo durante os ataques aos prédios dos Três Poderes em Brasília, ocorridos em 8 de janeiro. Ele havia assumido a posição durante a gestão de Augusto Heleno no Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No papel de responsável pela segurança da área, membros do GSI afirmaram que receberam instruções de Penteado para retirar os invasores do Planalto, mas sem efetuar suas prisões. No entanto, em janeiro deste ano, ele foi destituído de suas funções e substituído pelo também general Ricardo José Nigri.

Quando o ex-chefe do GSI Gonçalves Dias prestou depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos, ele mencionou Penteado, dizendo que o general sinalizou que tudo estava "normal" por volta das 14h daquele dia. "Por volta das 14h, eu estava inquieto e preocupado, decidi ligar para o general Penteado", disse Gonçalves Dias. "O general Penteado me disse que estava ‘tudo normal’, que estava ‘tudo tranquilo’, e que eu não precisava ir ao Palácio do Planalto. Porém, permaneci inquieto e decidi ir até o Palácio." 

Na última quinta-feira (31), a CPI divulgou o cronograma com as próximas oitivas. Confira: 

  • 14 de setembro - Valter Delgatti Neto;
  • 21 de setembro - Coronel Paulo José Ferreira de Souza Bezerra;
  • 28 de setembro - Ana Priscila Azevedo;
  • 5 de outubro - Major Cláudio Mendes dos Santos;
  • 9 de outubro - Capitão José Eduardo Natale de Paula Pereira;
  • 19 de outubro - Saulo Moura da Cunha;
  • 26 de outubro - Coronel Reginaldo Leitão.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES