Ex-presidente Jair Bolsonaro pode ter que ressarcir custos de reunião

TCU pode pedir ressarcimento do valor caso encontre eventuais danos financeiros causados à União

Ex-presidente Jair Bolsonaro pode ter que ressarcir custos de reunião | Antonio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante o julgamento que resultou na declaração de inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, anunciou que irá fornecer o processo ao Ministério Público Federal para investigar possíveis crimes cometidos pelo ex-presidente. Além disso, mencionou que também compartilhará o processo com o Tribunal de Contas da União (TCU), que poderá buscar o ressarcimento aos cofres públicos caso identifique algum dano financeiro à União.

Na última sexta-feira (30), Jair Bolsonaro foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A condenação ocorreu em relação a uma reunião que ele teve com embaixadores em julho do ano anterior, na qual disseminou informações falsas sobre as urnas eletrônicas.

Conforme o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, um eventual processo para investigar a conduta de Bolsonaro na Corte pode levar até quatro meses. A representação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) só será encaminhada ao TCU após a conclusão do julgamento do ex-presidente na Justiça Eleitoral. "Caso o TSE envie o caso, creio que levará de três a quatro meses para a possível instauração da tomada de contas especial, ou seja, ocorreria entre setembro ou outubro", afirmou.

Segundo o relator do caso, o envio do voto ao TCU considera "o comprovado emprego de bens e recursos públicos na preparação de evento em que se consumou o desvio de finalidade eleitoreira". Caso Bolsonaro precise ressarcir os cofres públicos com o dinheiro usado para custear o encontro com os embaixadores, o valor será pequeno — relacionado ao aluguel de equipamentos de som, telão e outros custos mínimos

(Com informações do Portal iG)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES