Fake News sobre presentes de Lula é desmentida ao vivo na Jovem Pan

Durante o programa Morninho Show, a fake news de que o petista teria desviado mais de 500 presentes recebidos como presidente voltou a ser mencionada

Programa Morning Show na Jovem Pan | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A investigação do suposto tráfico internacional de joias que envolve o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus assessores reativou uma tradicional Fake News contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta segunda-feira (14), durante o programa Morning Show, da Jovem Pan, a fake news compartilhada entre os apoiadores do ex-presidente de que o petista teria desviado mais de 500 presentes recebidos pelo Governo Federal, voltou à tona.

Na ocasião, uma das comentaristas questionou os "três conteineres de presentes" que Lula não teria devolvido. O apresentador do programa interrompeu o comentário e desmentiu a fake news. "As pessoas às vezes não entendem quando a gente tem que abordar o fato. E o fato, por muitas vezes, incomoda narrativas políticas. Eu sou obrigado aqui, por uma questão de ética jornalística, de me ater aos fatos. O Lula devolveu 559 presentes que foram incorporados ao acervo pessoal dele e pagou por itens que foram desaparecidos. Fazendo esse registro a todos porque a gente tem sempre que se ater aos fatos", afirmou.

Segundo relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), entre 2003 e 2010, o presidente Lula recebeu 568 presentes durante audiências no exterior ou em solo nacional. Quando Lula deixou o cargo, os presentes foram então adicionados ao seu acervo pessoal. Em 2016, o TCU mudou o entendimento e determinou que presentes recebidos por presidentes deveriam ser restituídos à União. Seguindo a nova determinação, Lula devolveu 559 dos 568 presentes recebidos. Após auditoria, nove itens, avaliados em R$ 11.748,40, não foram encontrados, valor que foi pago por Lula ao TCU.

Investigação sobre supostos desvios de presentes durante governo Bolsonaro

Na última sexta-feira (11), a PF lançou uma operação para apurar supostos desvios de presentes oficiais recebidos durante o governo BolsonaroAs suspeitas giram em torno da venda ilegal desses itens, que são propriedade da União, por pessoas ligadas ao ex-presidente. Comparada a uma abordagem cautelosa, a investigação está seguindo metodicamente.

Na primeira fase da operação, os alvos foram o tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; seu pai, o general da reserva do Exército, Mauro Cesar Lorena Cid; o tenente do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Osmar Crivelatti; e o advogado Frederick Wassef, que já representou Bolsonaro e sua família em diversos processos judiciais.

As autoridades policiais requereram a quebra dos sigilos bancários de Michelle Bolsonaro e do ex-presidente. Esses dados podem corroborar com as suspeitas de que ela tenha se beneficiado dos eventuais desvios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES