PF aponta envolvimento de Michelle na venda ilegal das joias oficiais

Segundo a investigação, já existem elementos suficientes para proceder com o indiciamento da ex-primeira-dama no caso das joias

Ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro | REUTERS/Adriano Machado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

De acordo com informações obtidas pelas investigadores da Polícia Federal (PF), já existem elementos suficientes para proceder com o indiciamento da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro (PL), no caso das joias. A esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) será convocada para prestar depoimento, mas a urgência não é necessária, uma vez que as evidências já reunidas permitem dar continuidade ao processo de indiciamento.

Um agente da PF revelou, sob anonimato, que "com toda certeza vai ser indiciada. Sem dúvida alguma." Entretanto, as especificidades dos crimes pelos quais ela será indiciada não foram detalhadas. A investigação atualmente se concentra em possíveis delitos como peculato (desvio de recursos públicos) e lavagem de dinheiro.

Leia Mais

Operação contra aliados

Na última sexta-feira (11), a PF lançou uma operação para apurar supostos desvios de presentes oficiais recebidos durante o governo Bolsonaro. As suspeitas giram em torno da venda ilegal desses itens, que são propriedade da União, por pessoas ligadas ao ex-presidente. Comparada a uma abordagem cautelosa, a investigação está seguindo metodicamente. 

Na primeira fase da operação, os alvos foram:

  1. O tenente-coronel do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid;
  2. Seu pai, o general da reserva do Exército, Mauro Cesar Lorena Cid;
  3. O tenente do Exército e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Osmar Crivelatti;
  4. O advogado Frederick Wassef, que já representou Bolsonaro e sua família em diversos processos judiciais.

Quebra de sigilo

As autoridades policiais requereram a quebra dos sigilos bancários de Michelle e do ex-presidente. Esses dados podem corroborar com as suspeitas de que ela tenha se beneficiado dos eventuais desvios.

Os investigadores também estão aguardando os resultados de diligências conduzidas pelo FBI nos Estados Unidos, que estão investigando as vendas dos bens em questão.

O caso tem causado tensões no círculo próximo de Bolsonaro. Na sexta-feira (11), quando a PF cumpriu mandados contra militares associados a Bolsonaro, a ex-primeira-dama reagiu a um questionamento sobre o assunto. O maquiador, que a acompanhava, jogou um copo de gelo em direção a uma mulher que estava filmando a situação.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES