Ficha-limpa será levado a plenário próxima terça-feira

A afirmação foi dada pelo presidente da Câmara, Michel Temer, ontem após reunião com bancada de parlamentares.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Depois de muitas polêmicas, a Câmara Federal aprovou ontem um requerimento que pede urgência na tramitação do projeto ficha-limpa. Com isso, as emendas ao projeto tramitarão simultaneamente nas comissões técnicas da casa e na próxima terça-feira deverá ser votado em plenário. A afirmação foi dada pelo presidente da Câmara, Michel Temer, ontem após reunião com bancada de parlamentares.

Os deputados favoráveis ao projeto conseguiram coletar as assinaturas suficientes para a apresentação do requerimento de urgência. ?O PT assinou urgência do ficha limpa. O projeto vai a plenário?, adiantou o deputado federal Mainha (DEM).

O projeto, de iniciativa popular, foi protocolado ainda no ano passado. A idéia é fazer com que o candidato perca o direito de concorrer a um pleito eleitoral quando houver condenações em primeira instância. Com a proximidade das eleições e ser grande o número de parlamentares que enfrentam processos judiciais, a preocupação era de que os mesmos se tornassem inelegíveis.

Alguns parlamentares apresentaram emendas, entre elas uma que propõe que a inelegibilidade só seja configurada após condenações colegiadas. A proposta dos deputados é fazer com que os políticos possam registrar suas candidaturas quando os processos ainda aguardarem recursos no Superior Tribunal de Justiça e o órgão conceder efeito suspensivo ao recurso, o que, na prática, suspenderia a condenação do político. (M.M)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES