Fonteles sanciona duas novas leis que ampliam direitos de autistas no Piauí

Franzé é autor de pelo menos dez iniciativas legislativas destinadas a esse público.

Franzé Silva | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles sancionou duas novas leis, ambas de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), que ampliam direitos às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Piauí. Franzé é autor de pelo menos dez iniciativas legislativas destinadas a esse público.

A Lei Nº 7.963/2023, sancionada no dia 13 de fevereiro, tem origem no Projeto de Lei Nº 40/2022 e estabelece penalidades administrativas às pessoas físicas ou jurídicas e agentes públicos que discriminem as pessoas autistas no Estado do Piauí.

Deputado estadual Franzé Silva (Diulgação)A discriminação de que trata a lei é qualquer forma de distinção, recusa, restrição ou exclusão - inclusive por comentários pejorativos, ação ou omissão, presencialmente ou pelas redes sociais e veículos de comunicação - que prejudique o exercício dos direitos de autistas.

Já a Lei Nº 7.960, de 9 de fevereiro de 2023, advinda do Projeto de Lei Nº 175/2022, altera a Lei Nº 7.468/2021, também de Franzé, e inclui autistas adultos e acompanhantes em sessões de cinema adaptadas. Crianças e adolescentes já são contemplados.

"O número de pessoas com autismo no Brasil e no Piauí tem crescido. É necessário que Poder Legislativo amplie as leis e assegure direitos a esse grupo, e que o Estado proponha e execute políticas públicas para defesa e inclusão dos autistas", pontua Franzé Silva.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES