Franzé propõe semanas da Arte Santeira e de Proteção aos Manguezais

Semana de Arte Santeira tem como finalidade valorizar e incentivar a produção, comercialização e divulgação dessa manifestação cultural.

Franzé Silva | Thiago Amaral/Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual Franzé Silva (PT) apresentou Projeto de Lei Ordinária instituindo a Semana de Valorização da Arte Santeira e a Semana de Proteção aos Manguezais no calendário oficial de eventos do Piauí. As matérias estão sendo encaminhadas à Comissão de Constituição e Justiça para análise da constitucionalidade e pareceres dos relatores.

Segundo o deputado, a Semana de Arte Santeira tem como finalidade valorizar e incentivar a produção, comercialização e divulgação dessa manifestação cultural, fortalecendo a identidade do povo piauiense. 

Para Franzé, a data escolhida para a celebração tem como objetivo homenagear Mestre Dezinho, um dos artesãos mais famosos do Estado, referenciado e reconhecido no Brasil e no exterior. Ele nasceu em Valença, em 2 de março de 1916.

Deputado Franzé Silva propõe Semana de Arte Santeira (Thiago Amaral/Alepi)

História Mestre Dezinho

“Desde pequeno fazia miniaturas em madeira servindo-se de faquinhas e canivetes. Foi carpinteiro em grande parte da sua vida, fazendo portas, balcões e tetos e, vez por outra, um santuário. Quando veio morar em Teresina trabalhou como vigia noturno na pracinha do bairro Vermelha e, nas horas de folga, como carpinteiro na Igreja da Vermelha, que estava em construção”, relata Franzé.

Em 1966, ao final da obra, o padre Carvalho apreciando os ex-votos feitos por Mestre Dezinho, pediu que ele esculpisse uma imagem de Cristo. A obra foi muito apreciada, de modo que lhe encomendaram as outras peças da Igreja, que é atualmente um dos locais mais visitados de Teresina pelos turistas.

Um estudo realizado pelo Sebrae em 2005 identificou a oportunidade de exportar a arte santeira, especialmente para países com maior concentração populacional de católicos, como a Itália, França, Espanha e Polônia. A arte foi reconhecida como patrimônio nacional através do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) na categoria ofício e modos de fazer.

Manguezais

O Projeto de Proteção aos Manguezais atende a um pedido da Organização Não Governamental Ecomuseu Natural do Mangue, que atua em Fortaleza (CE) e Rede Nacional de Manguezais, com o objetivo de “disseminar informações, fomentar a troca de experiências e potencializar boas práticas visando a recuperação, conservação e uso sustentável do ecossistema do manguezal no Brasil”, frisa ele.

Franzé explica que o Brasil é o País com a terceira maior área de manguezais do mundo, abrigando a maior área contínua desse ecossistema no planeta. No Piauí foram mapeados 5.549,86 hectares de manguezais, que são berçários de várias espécies de peixes e mariscos e têm papel fundamental no combate às mudanças climáticas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES