Franzé rebate oposição e quer debate sobre a segurança 'sem achismos'

Deputado Franzé respondeu oposição e disse que as críticas devem ser fundamentadas em dados.

Franzé Silva | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A segurança pública foi tema de debate na Assembleia Legislativa do Piauí. O deputado Júlio Arcoverde (PP) defendeu a aquisição de equipamentos e investimentos na Polícia Militar e disse que nos municípios, para o funcionamento e prestação do serviço de segurança, é preciso fazer convênios e fez críticas ao uso de bicicletas como defende a atual governadora e defende mais aparelhamento na segurança.

O deputado Franzé Silva respondeu e apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) dispostos no Atlas da Violência 2021 e disse que é preciso fazer críticas com dados e ressaltou que o Piauí faz parte do grupo de sete estados que está dentro do índice de admissível, ao lado de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

De acordo com os dados do IBGE apresentados por Franzé Silva, o Piauí é o Estado do Norte-Nordeste com a menor taxa de homicídios (7,0 – 19,9), figurando entre as sete unidades da federação que têm a menor taxa de homicídios (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais – todos do Centro-Sul e Sul).

Leia Mais

"É preciso fazer críticas com dados", disse Franzé, enfatizando os investimentos feitos na compra de viaturas, armamentos e no policiamento ostensivo nas ruas e destacou também o trabalho da polícia judiciária.

Deputado diz que críticas devem ser baseadas em dados e pesquisas Petista diz que oposição traz informações distorcidas

Segundo o deputado petista é necessário se fazer um debate sobre a segurança pública, mas um debate maduro, responsável e que seja, sobretudo, fundamentado em dados reais, concretos, certos, não em achismos que só faz um desserviço às melhorias que a área requer. Temos, aqui, o dado do IBGE que precisamos esclarecer aos deputados e à população”.

“As informações distorcidas que a oposição joga para a plateia acabam criando uma sensação de insegurança no Estado além do normal. É preciso melhorar o sistema de segurança pública, que a gente busque aprimorar o contingente, mas é necessário fazermos isso dentro da realidade do Piauí, considerando, por exemplo, o limite de gastos com pessoal”, explica.

Fazer uma fala como essa que, hoje, foi feita pelos deputados de oposição é um desserviço para o Estado do Piauí. Então, hoje, o Piauí é num patamar dos estados do Centro-Sul e é a exceção, com relação a homicídios, quanto aos outros estados do Norte-Nordeste. O bom debate é necessário, até para que a opinião pública possa entender o que é verdade e o que não é”, frisa.

Franzé Silva pontua, ainda, que assumiu a missão de ser deputado “para fazer um bom debate, com boas informações, esclarecendo a população sobre o que é certo e errado. Então, hoje, tivemos um debate infrutífero, aqui, que começou pela questão das bicicletas [da segurança pública], que são usadas em todos os estados do Brasil”.

A deputada Teresa Britto (PV), em seu pronunciamento, falou em apresentar requerimento para que a governadora Regina Sousa invista mais em motos, carros e efetivo e que haja mais policiamento na rua, pois pesquisas indicam que a presença de policiais nas ruas reduz significativamente a violência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES