General Heleno terá que comparecer à CPMI do Atos Golpistas nesta terça

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro deve ser ouvido, na manhã desta terça.

General Heleno vai prestar depoimento na CPMI nesta terça-feira (26) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O general da reserva Augusto Heleno terá que comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que apura os atos antidemocráticos de 8 de janeiro para prestar depoimento. Segundo informação do Jornalista Marcelo Auler, no Boa Noite 247, desta segunda-feira (25), o ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou o pedido do militar para que não comparecesse à sessão desta terça-feira (26). Nesse domingo (24), o general confirmou à CNN, que vai comparecer ao seu depoimento.

O ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) durante o governo Bolsonaro deve ser ouvido, na manhã desta terça, como testemunha, mas pode permanecer em silêncio “se instado a responder perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação”.

"O paciente, na condição de testemunha, tem o dever legal de manifestar-se sobre fatos e acontecimentos relacionados ao objeto da investigação, ficando-lhe assegurado, por outro lado, (i) o direito ao silêncio e a garantia de não autoincriminação se instado a responder perguntas cujas respostas possam resultar em seu prejuízo ou em sua incriminação; e (ii) assistência de advogados durante sua oitiva, podendo comunicar-se com eles, observados os termos regimentais e a condução dos trabalhos pelo Presidente da CPMI", decidiu o ministro Zanin. 

Heleno era um dos ministros mais próximos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e uma das vozes mais influentes entre militares da reserva das Forças Armadas.

Diversos parlamentares apresentaram pedidos de convocação para ouvir o ex-ministro do GSI, incluindo a senadora Ana Paula Lobato (PSB-MA) e os deputados Rubens Pereira Júnior (PT-MA) e Rogério Correia (PT-MG). Além disso, a senadora Eliziane Gama propôs uma acareação entre o ex-presidente Bolsonaro e seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid. A senadora Eliziane Gama (PSD-MA), relatora da comissão, enfatizou que o depoimento do general é de grande relevância para as futuras atividades da comissão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES