Gilmar Mendes autoriza julgamento do piso salarial da enfermagem no STF

Esse caso havia sido interrompido na Suprema Corte desde o dia 24 de maio, quando o ministro solicitou mais tempo para análise.

Gilmar Mendes autoriza julgamento do piso salarial da enfermagem no STF | Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (09), o ministro Gilmar Mendes tomou a decisão de liberar o processo referente ao piso salarial da enfermagem para julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). O assunto em questão é a determinação do ministro Luis Roberto Barroso que autorizou o piso salarial de R$ 4.750, porém com certas condições.

Esse caso havia sido interrompido na Suprema Corte desde o dia 24 de maio, quando o ministro solicitou mais tempo para análise, suspendendo assim a votação. Ele segue sendo analisado no plenário virtual do STF, um formato em que os magistrados registram seus votos em uma plataforma online.

O ministro Barroso, no dia 15 de maio, revogou sua decisão anterior que suspendia o pagamento do piso salarial, após o Congresso aprovar uma lei do governo federal que destinava R$ 7,3 bilhões para que estados e municípios pudessem pagar o novo valor aos profissionais da enfermagem. No entanto, o ministro afirmou que a quantia oferecida pelo governo para o pagamento do piso salarial "não parece ser suficiente".

Com o objetivo de evitar um impacto significativo nos entes federativos, o ministro Barroso autorizou a implementação do piso salarial da enfermagem apenas na proporção do repasse recebido. Em outras palavras, um município que tenha recursos para cobrir 20% do valor do piso salarial, por exemplo, só seria obrigado a aumentar os salários de seus profissionais de enfermagem em 20%. 

Essa medida visa proporcionar uma implementação gradual do novo valor, levando em consideração as capacidades financeiras de cada localidade. O ministro Gilmar Mendes quando solicitou mais tempo para análise do processo, apenas os ministros Barroso e Edson Fachin haviam emitido seus votos. 

Fachin votou a favor do pagamento do piso salarial sem as condições estabelecidas por Barroso. Agora, o plenário virtual será reaberto no período de 16 a 23 de junho, permitindo que os demais ministros depositem seus votos sobre o assunto em questão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES