Gilmar Mendes libera retomada do julgamento no STF sobre porte de drogas

Ministro sugeriu que ação seja incluída na pauta a partir do dia 16 de agosto; decisão sobre data caberá à presidente da Corte, ministra Rosa Weber.

Gilmar Mendes libera retomada do julgamento no STF sobre porte de drogas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (8), o ministro Gilmar Mendes, membro do Supremo Tribunal Federal, deu autorização para que a ação que aborda a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal seja retomada e julgada.

Na posição de relator desse processo, o ministro propôs que o caso seja agendado para a discussão a partir do dia 16 de agosto. Agora, a responsabilidade de definir a data do julgamento está nas mãos da presidente do STF, Rosa Weber.

Na semana passada, Mendes solicitou um prazo adicional para examinar os votos que foram apresentados e assegurou que disponibilizaria o processo para continuação em breve. Essa interrupção aconteceu logo após o voto do ministro Alexandre de Moraes a favor da descriminalização do porte de maconha para uso pessoal. Até o momento, a contagem de votos está em 4 a 0 em favor dessa perspectiva.

Moraes fundamentou seu argumento na necessidade de estabelecer um limite mínimo para distinguir o usuário do traficante, o qual seria definido entre 25 a 60 gramas da substância. No contexto do julgamento, o Supremo Tribunal Federal avalia a validade de um artigo da conhecida Lei de Drogas, que considera como crime a aquisição, posse e transporte de substâncias entorpecentes para uso individual.

No julgamento, portanto, os ministros não vão tratar da venda de drogas, que vai seguir sendo ilegal. Atualmente, embora seja crime, o porte de drogas para consumo pessoal não leva à prisão. Os processos correm em juizados especiais.

As punições aplicadas normalmente são advertência, prestação de serviços à comunidade e medidas educativas. A condenação não fica registrada nos antecedentes criminais. Já a pena para o tráfico de drogas varia de 5 a 20 anos de prisão.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES