Governador de São Paulo volta atrás e cancela compra de livros digitais

A motivação por trás dessas decisões, de acordo com a Secretaria de Educação, é a necessidade de adequação das diretrizes do Projeto LeiaSP.

Governador Tarcísio de Freitas recua sobre compra de livros ditigais | Marcelo S. Camargo/Governo de São Paulo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do estado de São Paulo, Tarcisio de Freitas (Republicanos-SP), decidiu cancelar a autorização para aquisição de livros digitais da empresa BookWire. O Governo rescindiu contrato com a Primasoft, responsável pelo desenvolvimento do Projeto LeiaSP. O candelamento da autorização para compra dos livros digitais foi confirmado nesta quinta-feira, 17.

A motivação por trás dessas decisões, de acordo com a Secretaria de Educação, é a necessidade de adequação das diretrizes do Projeto LeiaSPImportante destacar que essas mudanças têm o propósito de evitar quaisquer impactos negativos nos recursos públicos do estado. No dia 14 de agosto, o governador havia decidido comprar aproximadamente 200 milhões de livros digitais sem a necessidade de um processo licitatório

A BookWire, empresa especializada na distribuição de e-books, emitiu um comunicado afirmando que mantém um relacionamento comercial estabelecido com a Secretaria Estadual de Educação e que continua disponível para atender possíveis demandas relacionadas a conteúdo digital, mesmo diante da ausência de assinatura contratual. Em relação à Primasoft, até o momento desta matéria, não houve manifestação por parte da empresa sobre as medidas adotadas pelo governo.

Fundada na Alemanha em 2009, a BookWire se destaca por ser uma distribuidora renomada de e-books. A sua presença no Brasil abrange cerca de 80% do mercado digital, colaborando com aproximadamente 700 editoras e disponibilizando uma vasta seleção de 80 mil livros digitais.

É válido ressaltar que as informações aqui apresentadas são baseadas nas informações disponíveis na matéria original e podem não refletir eventuais desenvolvimentos posteriores, visto que a minha base de conhecimento foi atualizada pela última vez em setembro de 2021. Para atualizações e detalhes mais recentes sobre o assunto, é aconselhável consultar fontes de notícias confiáveis.

A equipe do governador paulista decidiu pela rejeição aos livros indicados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), do Ministério da Educação, cujas indicações são adotadas por escolas particulares de ponta do Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES