Governo divulga comunicado explicando por que não chama Hamas de terrorista

O comunicado também enfatiza que o Brasil “repudia o terrorismo em todas as suas formas e manifestações”

Governo explica por que não chama Hamas de terrorista | Reprodução/Rede Social
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início dos conflitos em Israel, que começaram no último sábado, o governo brasileiro tem enfrentado cobranças por parte de parlamentares da oposição para classificar o Hamas como grupo terrorista. Em resposta a essa pressão, o Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado nesta quinta-feira explicando por que o país optou por não utilizar essa classificação.

Na nota divulgada pelo Itamaraty, o Ministério das Relações Exteriores esclareceu que está seguindo o critério estabelecido pelo Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). "O Conselho de Segurança mantém listas de indivíduos e entidades qualificados como terroristas, contra os quais são aplicadas sanções. Estão incluídos o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, além de grupos menos conhecidos do grande público", destaca um trecho do pronunciamento.

O comunicado também enfatiza que o Brasil "repudia o terrorismo em todas as suas formas e manifestações" e que a política brasileira "permite ao país contribuir, tanto em colaboração com outros países quanto de forma independente, para a resolução pacífica dos conflitos".

Leia Mais

Essa posição do Itamaraty surge em meio às pressões. Na quarta-feira passada, um grupo de 61 parlamentares enviou um requerimento ao ministro Mauro Vieira, pedindo que o Brasil classificasse o Hamas como organização terrorista. Atualmente, o Brasil reserva essa classificação para grupos como Al Qaeda, Talibã e o Estado Islâmico. Por outro lado, países como Estados Unidos, Reino Unido e Japão divergem da posição da ONU e já reconhecem o Hamas como um grupo terrorista.

LEIA A NOTA: 

Em aplicação dos princípios das relações internacionais previstos no Artigo 4º da Constituição, o Brasil repudia o terrorismo em todas as suas formas e manifestações.

No tocante à qualificação de entidades como terroristas, o Brasil aplica as determinações feitas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas, órgão encarregado de velar pela paz e pela segurança internacionais, nos termos do Artigo 24 da Carta da ONU.

O Conselho de Segurança mantém listas de indivíduos e entidades qualificados como terroristas, contra os quais se aplicam sanções. Estão incluídos o Estado Islâmico e a Al-Qaeda, além de grupos menos conhecidos do grande público.

A prática brasileira, consistente com a Carta da ONU, habilita o país a contribuir, juntamente com outros países ou individualmente, para a resolução pacífica dos conflitos e na proteção de cidadãos brasileiros em zonas de conflito – a exemplo do que ocorreu, em 2007, na Conferência de Anápolis, EUA, com relação ao Oriente Médio.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES