Governo Federal prepara plano para população em situação de rua

Entre as ações, segundo o ministro, está a regulamentação da Lei Padre Julio Lancellotti, que veda o uso da arquitetura hostil

Governo Federal prepara plano para população em situação de rua | Fernando Frazão/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste sábado (29), o Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, anunciou que o governo federal está elaborando um plano específico destinado à população em situação de rua. Essa iniciativa tem como objetivo abordar e atender às necessidades urgentes desses cidadãos vulneráveis. 

A medida demonstra o compromisso do governo em garantir a proteção e o respeito aos direitos das pessoas que enfrentam condições de moradia precárias. Espera-se que essa ação traga melhorias significativas na vida daqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e proporcione oportunidades para uma inclusão mais digna e participativa na sociedade.

“Estamos desenhando, sob a coordenação do presidente Lula, uma grande política nacional em defesa das pessoas em situação de rua. Vai mobilizar uma série de outros ministérios, como o do Trabalho, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Regional”.

Entre as ações, segundo o ministro, está a regulamentação da Lei Padre Julio Lancellotti, que veda o uso da arquitetura hostil que cria elementos que dificultam a presença das pessoas em situação de rua, o programa Moradia Primeiro, que é pensar a moradia como elemento fundamental para pessoas em situação crônica na rua, além de programas de saúde e de emprego.

“Não é só dar a casa, é também organizar a vida das pessoas. Tem também as cotas do Minha Casa, Minha Vida para pessoas em situação de rua. Isso também já foi conversado com o ministro [das Cidades] Jader [Filho] e vamos produzir um decreto. O presidente Lula deve avaliar e vamos dar sentido e concretização para essa política”, disse Almeida.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES