Governo Lula autoriza a nomeação de 1 mil concursados do INSS

A nomeação de novos servidores para o INSS é uma medida importante para fortalecer o quadro de pessoal e garantir um melhor atendimento aos cidadãos.

Esther Dweck é a ministra de Gestão | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira, 12 de junho, a Ministra de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, publicou uma portaria autorizando a nomeação de mil candidatos aprovados no concurso público para provimento de cargos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A portaria leva em consideração o Decreto determina os detalhes para a efetivação das nomeações.

De acordo com a portaria, a nomeação dos candidatos aprovados está condicionada à existência de vagas na data da nomeação e à declaração do ordenador de despesas sobre a adequação orçamentária e financeira das novas despesas, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados. Caberá ao INSS verificar previamente as condições necessárias para a nomeação dos candidatos aprovados, conforme as disposições do Decreto nº 9.739/2019, por meio da publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos.

Leia Mais

A nomeação de novos servidores para o INSS é uma medida importante para fortalecer o quadro de pessoal e garantir um melhor atendimento aos cidadãos. A autarquia enfrenta há algum tempo um déficit de servidores, o que tem gerado dificuldades no processamento de benefícios e na prestação de serviços aos segurados.

Com a autorização para nomeação de mil concursados, espera-se que o INSS possa agilizar os processos e reduzir as filas de atendimento, proporcionando uma resposta mais eficiente e rápida aos segurados que buscam pelos serviços previdenciários.

A publicação da portaria é um passo importante para a concretização das nomeações, mas ainda é necessário aguardar a divulgação de informações adicionais por parte do INSS, como a data de convocação dos aprovados e os prazos para apresentação de documentos e posse nos cargos.

A portaria da Ministra Esther Dweck entrou em vigor a partir de sua publicação, mas a efetivação das nomeações dependerá das etapas subsequentes a serem realizadas pelo INSS, conforme as normas e procedimentos estabelecidos. A expectativa é de que o instituto possa realizar as nomeações o mais breve possível, a fim de suprir a demanda por serviços previdenciários e melhorar a qualidade do atendimento aos cidadãos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES