Governo Lula cobra Forças Armadas sobre punição a militares golpistas

Reunião entre ministros da Justiça e Defesa discute divisões e desafios sensíveis do Planalto

Segurança presidencial e controle de armas foram temas que marcaram a reunião | Reprodução/Internet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última segunda-feira (11), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), organizou uma reunião entre o ministro da Defesa, José Múcio, e o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues. Durante o encontro, eles discutiram questões delicadas que dividem os dois ministérios dentro do mesmo governo.

Os ataques golpistas de 8 de janeiro e as investigaçõe envolvendo militares foram os principais tópicos da reunião. Em fevereiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que é responsabilidade do tribunal processar e julgar crimes ocorridos na Praça dos Três Poderes, independentemente dos investigados serem civis ou militares. No mês passado, o ex-comandante do Exército, Júlio César Arruda, foi interrogado por delegados.

Leia Mais

Os três também abordaram a segurança do presidente e de outras autoridades do governo. No mês passado, Lula definiu que a segurança será feita de forma híbrida, com a participação de civis e militares, mas com o comando do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

A PF não ficou satisfeita por ter perdido a liderança nessa área, pois considera um retrocesso que policiais civis sejam subordinados a militares. Após a decisão, a primeira-dama, Janja da Silva, demonstrou interesse em manter os policiais federais que já fazem parte de sua equipe de segurança.

Outro assunto sensível entre os ministérios é o novo decreto para a regulamentação de armas, redigido por um grupo ligado ao Ministério da Justiça.

O texto propõe transferir do Exército para a PF a responsabilidade de controlar caçadores, atiradores esportivos e colecionadores de armas, conhecidos como CACs. Nesse caso, o Exército se opõe a perder essa atribuição. A proposta está sendo analisada pela Casa Civil.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES