Governo Lula exonera general suspeito de envolvimento nos atos golpistas

Ele era o responsável por comandar a segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, dia em que terroristas invadiram e destruíram.

Exoneração do general foi publicada no Diário Oficial | Ruy Baron/Valor Econômico
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A exoneração do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes foi publicada na terça-feira (11), no Diário Oficial da União, apesar de que no dia 23 de março, Dutra assumiu a 5ª Subchefia do Estado-Maior do Exército. 

Ele era o responsável por comandar a segurança do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro, dia em que terroristas invadiram e destruíram os três poderes. Militares envolvidos direta ou indiretamente nos atos de invasão dão depoimento hoje à Polícia Federal.

A decisão foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ontem a exoneração foi publicada no Diário Oficial da União.

Em nota divulgada à imprensa, o Exército declarou que “não há qualquer relação entre as exonerações e nomeações publicadas no Diário Oficial da União em 10 de abril e os esclarecimentos que serão prestados por militares no interesse do inquérito 4923 da Polícia Federal”. 

TROCADO DE POSTO

Dutra foi mudado de posto para que fossem evitadas desavenças entre Lula e os militares depois dos atos do dia 8 de janeiro. Na época, o Distrito Federal já estava sob intervenção do governo e a Polícia Militar realizava a derrubada dos equipamentos dos bolsonaristas, enquanto isso, o general Dutra teria apresentado residência em prendê-los.

DEPOIMENTOS

A Polícia Federal deu início nesta quarta-feira (12) a colher os depoimentos de aproximadamente 80 militares com relação aos atos terroristas que aconteceram no dia 8 de janeiro, quando golpistas invadiram e destruíram o Supremo, Planalto e Congresso. Esse procedimento faz parte da investigação sobre uma possível participação de militares e membros das Forças Armadas nesses atos.

Militares estão sendo ouvidos por possível participação nos atos golpistas - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES