Grandes temas dominam o debate para prefeito de Teresina

O debate aconteceu na terça-feira (16), pela Rede MN

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O debate da Rede Meio Norte, realizado das 13h às 16h e intermediado pela apresentadora Maia Veloso, foi completamente simbólico. Foi o primeiro debate realizado nas eleições municipais deste ano; marcou o início da campanha eleitoral para prefeito de Teresina porque a Legislação Eleitoral marcou para o dia 16 de agosto a largada oficial da campanha para cargos majoritários e proporcionais e, o mais destacado, foi um debate realizado no dia do aniversário dos 164 anos de Teresina. 

Foi neste clima de expectativa que a Rede Meio Norte realizou, com grande sucesso, sem erros e com uma grande participação de internautas, de vereadores e de militantes, o primeiro debate entre o prefeito de Teresina e candidato à reeleição, Firmino Filho (PSDB); o deputado estadual Doutor Pessoa (PSD); o jornalista Amadeu Campos (PTB); e o microempresário Quem Quem (PTN).

O debate da Rede Meio Norte discutiu com os candidatos à Prefeitura de Teresina vários temas importantes para a vida cotidiana dos teresinenses, mas principalmente as obras de mobilidade urbana e o atraso na implantação da cobertura do saneamento básico, que é de apenas 18% na capital piauiense. O confronto de ideia movimentou a internet e entrou nos “trending topics” do Twitter.

Debatendo mobilidade urbana, saneamento básico, saúde pública e a crise financeira, o prefeito Firmino Filho e o jornalista Amadeu Campos terminaram polarizando o debate. Bem diferente de suas entrevistas aos veículos de comunicação, Doutor Pessoa terminou não sendo muito enfático; trocou a sigla HVG (Hospital Getúlio Vargas) por HIV e disse que esqueceu o nome de um prefeito de Teresina que ia citar em sua intervenção, aparentemente o ex-prefeito Francisco Gerardo, do PSDB. Quem Quem emocionou as pessoas quando lembrou que sua mãe, a aposentada Senhorinha Costa Oliveira, de 81 anos, está internada em estado grave de saúde, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) , mas preferiu participar do debate porque defende os teresinenses.

Ele usou frases de efeito para criticar Firmino Filho e os outros debatedores, a quem chamou de “farinha do mesmo saco”. Participaram do debate os candidatos Firmino Filho, Amadeu Campos, Doutor Pessoa e QuemQuem porque a Legislação Eleitoral determina que devem participar do debate os candidatos com partidos políticos com representação de pelo menos nove parlamentares na Câmara dos Deputados.

A Ordem dos Advogados do Brasil, secção Piauí, (OAB-PI) esteve presente no debate entre os candidatos a prefeito de Teresina. A comissão com três representantes da instituição julgou os direitos de resposta pedidos pelos candidatos durante o debate. A comissão foi formada pelos advogados Francisco Couto, Kézimo Luz e Raquel Dantas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES