Hacker confessa invasão e vistoria nas contas de Moro, Dallagnol e Guedes

Delgatti Neto monitorava as contas do Telegram de mais de 30 autoridades ligadas a Bolsonaro

Hacker Walter Delgatti Neto e ex-presidente Jair Bolsonaro | Adriano Machado/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A sentença que determinou a prisão de Walter Delgatti Neto, mais conhecido como o hacker da “Vaza Jato", revela que ele estava monitorando em tempo real as mensagens do então ministro da Economia, Paulo Guedes, e de outras autoridades. Nesta segunda-feira (21), o juiz federal Ricardo Leite, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, proferiu a condenação do hacker por invadir contas no aplicativo Telegram em 2019, incluindo a do ex-juiz e agora senador Sergio Moro (União Brasil-PR), e do ex-coordenador da Lava Jato e ex-deputado, Deltan Dallagnol.

A pena estabelecida é de 20 anos e um mês de prisão, com possibilidade de recurso.

Leia Mais

De acordo com Leite, a sentença se baseia em evidências de que Delgatti estava acompanhando em tempo real a conta do então ministro da Economia, Paulo Guedes, e outras 30 contas no Telegram. O magistrado faz referência a um relatório da Polícia Federal (PF) da época. O documento também indica que 99 indivíduos foram alvos de interceptação online.

A sentença menciona que, em uma subpasta de arquivos, foram encontradas imagens e capturas de tela de "diversas pessoas, incluindo procuradores da República, delegados da Polícia Federal (PF), advogados, entre outros".

Segundo o juiz, tais fatos indicam que Delgatti não estava agindo por idealismo. Leite argumenta: "Se sua intenção fosse puramente corrigir injustiças, ele não teria hackeado o ministro Paulo Guedes e os conselheiros do CNMP [Conselho Nacional do Ministério Público]. A lista de vítimas é extensa e poderia ter sido usada para chantagens em inúmeras ocasiões."

Comercialização das descobertas


O magistrado cita um depoimento de um outro acusado, que afirmou que tinha a intenção de vender as conversas hackeadas. "Este fato foi confirmado por Luiz Henrique Molição, que relatou que estavam procurando o melhor jornalista [da Veja ou Folha de São Paulo] para comprar o material hackeado", menciona a sentença.


O juiz acrescenta: "Isso enfraquece a alegação de Walter de que suas ações eram altruístas e visavam corrigir uma injustiça, já que ele até mesmo propôs um valor de R$ 200 mil para a venda desse material".


Leite argumenta que houve apenas um "resfriamento inicial" na intenção de vender o material após perceber a relutância dos jornalistas em pagar pelo acesso.

Credibilidade rompida

A revelação das conversas abalou a credibilidade da operação ao expor a colaboração entre Moro e os procuradores. Posteriormente, partes dessas conversas foram usadas para comprovar a parcialidade nas sentenças condenatórias contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2021.

Com base nessas conversas, o uso do acordo de colaboração da Odebrecht também foi anulado em processos judiciais.

Na sentença, o juiz Leite também menciona subpastas de arquivos hackeados de figuras como o ex-procurador-geral Rodrigo Janot e o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles.

Em relação ao senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que na época presidia o Senado, um relatório indica que todo o histórico de mensagens foi hackeado.

O texto também faz menção, sem detalhes, à invasão do celular do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Em uma entrevista à revista Veja em 2021, Delgatti afirmou que não encontrou conversas ao invadir os perfis dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O advogado de Delgatti, Ariovaldo Moreira, declarou, nesta segunda, que ainda precisa analisar a sentença antes de se manifestar. A defesa buscou na Justiça desqualificar as acusações e questionou a competência da 10ª Vara Federal do Distrito Federal para julgar o caso. O hacker admitiu durante a investigação e o processo que invadiu as contas no Telegram.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES