PF encontra ordem de Bolsonaro para disparo de fake news sobre as eleições

As notícias falsas tinham como foco difamar membros do STF, bem como fomentar dúvidas relacionadas ao sistema eletrônico de votação

Ex-presidente Jair Bolsonaro | Eva Marie Uzcategui/Bloomberg
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu a um empresário que "ampliasse a divulgação ao máximo" de uma mensagem que fazia insinuações, sem apresentar evidências, sobre uma possível fraude por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as eleições no ano passado. O conteúdo também incluía críticas direcionadas ao ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O teor da mensagem está registrado em um relatório da Polícia Federal (PF), que detalha as conversas do fundador da Tecnis, o empresário Meyer Nigri. Este recebeu o conteúdo em junho do ano passado. Na época, era comum Bolsonaro enviar a mesma mensagem para várias pessoas, sugerindo a possibilidade de o texto ter sido compartilhado com outros indivíduos.

Leia Mais

Mensagem enviada por Bolsonaro para empresário — Foto: Reprodução

No mês de junho do ano passado, uma pessoa identificada como "Pr Bolsonaro 8", supostamente o ex-presidente de acordo com a Polícia Federal (PF), encaminhou uma mensagem a Nigri. Nesse texto, o remetente admitiu ter feito uma "interferência" prejudicial à democracia ao se posicionar contra a implementação do voto impresso. Sem apresentar provas, o conteúdo também levanta a alegação de que o instituto Datafolha estaria inflacionando as estatísticas do então pré-candidato Luiz Inácio Lula da Silva, com o propósito de oferecer suporte ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ao encerrar o texto, alega uma suposta fraude sem base em evidências substanciais e lança críticas contra um instituto de pesquisa, alegando que este inflou os números favoráveis a Lula, que acabou vencendo as eleições, como é de conhecimento público.

Após emitir a ordem para disseminar a notícia falsa e os ataques a Barroso e outros ministros do STF e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não mencionados nominalmente, Bolsonaro recebe uma resposta de Nigri: "Já compartilhei em diversos grupos!". Ao se despedir do ex-presidente, o empresário envia seus "abraços de Veneza".

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES