“Inaceitável”, diz Lula sobre proposta da UE para acordo com Mercosul

Lula está em visita à Itália e à França esta semana e compartilhou suas opiniões com a imprensa em Roma, antes de seguir para Paris

“Inaceitável”, diz Lula sobre proposta da UE para acordo com Mercosul | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou sua discordância em relação à proposta da União Europeia (UE) no acordo de livre comércio com o Mercosul, que sugere a imposição de sanções para aqueles que não cumprirem os termos do Acordo de Paris. O Acordo de Paris é um tratado internacional sobre mudanças climáticas adotado em 2015. Lula está em visita à Itália e à França esta semana e compartilhou suas opiniões com a imprensa em Roma, antes de seguir para Paris.

“Essa proposta de acordo não está em conformidade com aquilo que é o sonho de países da América Latina, como o Brasil, que quer ter o direito de recuperar sua capacidade de industrialização. O Brasil já teve um Produto Interno Bruto [PIB] industrial de 30%, hoje o nosso PIB é apenas 10%”, disse.

“A carta adicional que a União Europeia mandou para o Mercosul é inaceitável [...], nem eles cumpriram o Acordo de Paris, ou seja, os países ricos não cumpriram o Acordo de Paris, não cumpriram o Protocolo de Kyoto, não cumpriram a decisão de Copenhague, então é preciso que a gente tenha um pouco mais de sensibilidade, um pouco mais de humildade. Nós estamos preparando a nossa resposta para a União Europeia, para fazermos um acordo que favoreça os dois continentes”, acrescentou o presidente. 

Durante sua estadia em Paris, Lula está programado para participar de uma reunião bilateral com o presidente francês, Emmanuel Macron. Um dos principais tópicos em discussão será a recente aprovação, pela Assembleia Nacional da França na semana passada, de uma resolução contrária à ratificação do acordo Mercosul-UE. O presidente brasileiro expressou sua insatisfação com essa medida, considerando-a uma posição rígida. 

“A França é muito dura na defesa dos seus interesses agrícolas”, disse. “Mas a gente tem que entender que os outros também têm o direito de defender as suas agriculturas, então é preciso que cada um abra mão do seu perfeccionismo e do protecionismo também para que possamos construir a possibilidade de um acordo que melhore a situação da União Europeia e da América do Sul”, reforçou.  

Lula também manifestou seu apoio à realização de alterações em certos aspectos do acordo de livre comércio, especialmente relacionadas às compras governamentais. O acordo Mercosul-UE, aprovado em 2019 após duas décadas de negociações, requer a ratificação dos parlamentos de todos os países dos dois blocos para se tornar efetivo. Dado o envolvimento de 31 nações nas negociações, o processo de ratificação pode se estender por anos e enfrentar resistências.

 (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES