Indicado para o BC ganha pasta no BB, mas deverá renunciá-la

Galípolo terá que abdicar de cargo ofertado para assumir diretoria do Banco Central

Galípolo é eleito presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil | Washington Costa - Ministério da Fazenda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (12), o atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, foi eleito presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil (BB). Recentemente, o secretário havia sido apontado - pelo ministro Fernando Haddad (PT) - para comandar também a diretoria do Banco Central (BC). Com isso, para atuar na segunda pasta, que ainda deve ser sancionada pelo Senado, terá que renunciar ao cargo ofertado pelo BB.

Segundo Haddad, a indicação de Galípolo à diretoria ocorreu por sugestão do atual presidente do BC, Roberto Campos Neto. Agora, eles aguardam a decisão do Senado, mas o que se espera é sua aprovação.

Leia Mais

Ao ocupar a pasta, o economista se integrará ao Comitê de Política Monetária (Copom) e participará de reuniões que discutam sobre o estabelecimento da taxa Selic vigente no país.

Indicado para o BC, Galípolo diz que meta é baixar juros

Haddad indica Gabriel Galípolo para diretoria de política monetária do BC

Juros futuros têm tendência de queda após falas de indicado por Lula

Surgimento do BC

A idealização da criação de um banco central nasceu da necessidade de uma instituição que atuasse como um “banco dos bancos”, com liberdade de emitir moedas exclusivas e de exercer a função de banqueiro do Estado.

Antes do país instaurar a órgão, a autoridade monetária era segmentada em três instituições:

Foi só em 1964, sob a presidência do marechal Castelo Branco, na Ditadura Militar, que o Banco Central foi desenvolvido. Isso faz dele um dos mais tardios do mundo entre as principais economias. Além disso, o duplo papel exercido pelo Banco do Brasil é visto como uma das causas que justifica esse atraso.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES