INSS faz mutirão de avaliação para reabilitação profissional

Atualmente 37 mil pessoas estão na fila para avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS

INSS faz mutirão de avaliação para reabilitação profissional | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará uma semana de mutirão de reabilitação profissional a partir desta segunda-feira (11). As equipes das superintendências regionais do INSS farão o contato com os segurados que estão na fila para o atendimento, portanto, não haverá agendamento.

ONDE SERÁ: Atualmente 37 mil pessoas estão na fila para avaliação socioprofissional nas seis superintendências regionais do INSS. Foram disponibilizadas 4.773 vagas, sendo 580 em São Paulo; 1.530 em Minas Gerais; 88 no Rio de Janeiro; 630 em Santa Catarina; 1.265 em Pernambuco; e 680 no Distrito Federal.

ATENDIMENTO: Após avaliação inicial serão atendidos os segurados considerados aptos ao programa de reabilitação profissional. O serviço envolve atendimento com vários especialistas do INSS, como terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, sociólogos, pedagogos e assistentes sociais.

CONHEÇA O PROGRAMA: Os encaminhamentos a reabilitação profissional podem ocorrer por meio da perícia médica, requerimento espontâneo ou pela justiça Federal. Na perícia médica o segurado afastado por incapacidade temporária, é afastado de suas funções e encaminhado para perícia socioprofissional.

Durante o programa de reabilitação o segurado permanece recebendo o benefício, e a depender do caso, pode ser encaminhado para treinamentos, e posteriormente caso o resultado da avaliação seja positivo ele pode voltar a exercer suas funções, ou similar. Caso seja negativo, ocorre a aposentadoria por invalidez.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES