Itamaraty tenta conter crise com Israel após fala do presidente Lula

Presidente brasileiro comparou as mortes de palestinos em Gaza à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler

Itamaraty tenta conter crise com Israel após fala do presidente Lula | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comparar as mortes de palestinos em Gaza à matança de judeus na Alemanha nazista de Adolf Hitler, uma crise diplomática eclodiu. Em resposta, o governo israelense convocou o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, para prestar esclarecimentos, demonstrando claramente seu descontentamento. 

Diante dessa situação delicada, o Itamaraty optou por adotar o silêncio como estratégia para evitar uma escalada do conflito. No entanto, fontes do Itamaraty, em caráter reservado, expressaram a expectativa de que a crise possa ser amenizada com o tempo. 

Internamente, no âmbito diplomático brasileiro, há a esperança de que a convocação do embaixador brasileiro seja o único passo tomado pelo governo israelense, e que o assunto se resolva sem maiores repercussões. Vale destacar que situações semelhantes já ocorreram no passado, como quando o embaixador de Israel no Brasil foi convocado para dar explicações sobre críticas feitas à atuação do governo brasileiro em relação ao conflito entre Israel e o Hamas. 

Por sua vez, o Palácio do Planalto emitiu uma nota na noite deste domingo (18), onde reiterou a condenação dos atos terroristas do Hamas por parte do presidente Lula desde o dia 7 de outubro. A nota também expressou a oposição a uma reação desproporcional e ao sofrimento de mulheres e crianças na Faixa de Gaza. No entanto, a nota não abordou diretamente a crise diplomática em curso nem a convocação do embaixador brasileiro em Israel.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES