'Janja me avisou: não aceita a GLO', lembra Lula em documentário do 8 de janeiro

Segundo Lula, ele teria “entregado o poder” aos militares se decretasse uma ação de Garantia da Lei e da Ordem

Lula em entrevista ao documentário "8/1: A Democracia Resiste", da jornalista Julia Duailibi | Foto: GloboNews/Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No documentário "8/1: A Democracia Resiste", da GloboNews, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que foi sua esposa, Janja, quem o alertou de que decretar uma Garantia da Lei e da Ordem (GLO) seria exatamente o que os militares desejavam. A declaração foi feita em uma entrevista à jornalista Julia Duailibi e transmitida no domingo (7).

"Foi a Janja que me avisou: 'Não aceita GLO porque GLO é tudo o que eles querem, é tomar conta do governo'. Se eu Se eu dou autoridade para eles [militares], eu tinha entregado o poder para eles".

Militares e até o ministro da Defesa, José Múcio, cobraram a decretação, mas o presidente bateu na mesa —literalmente— com a mão, e cravou: "Disse que não ia ter GLO".

A Garantia da Lei e da Ordem (GLO) constitui uma prerrogativa do presidente da República, conforme estabelecido na Constituição brasileira. Essa medida é comumente empregada quando um estado enfrenta uma crise na segurança pública e solicita assistência do governo federal. Em situações práticas, a deterioração da segurança pública em um estado, cuja gestão é de responsabilidade dos governos estaduais, leva o governador a requisitar auxílio das autoridades federais. 

Lula também sustentou a posição de que as investigações sobre os eventos do 8/1, considerados como atos golpistas, não devem ser encerradas até que os responsáveis pelo financiamento da tentativa de golpe sejam devidamente identificados. 

"Não pode parar a investigação enquanto a gente não descobrir quem financiou, porque isso não foi de graça. Isso teve gente que financiou", disse Lula.

Há exatamente um ano, as sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) foram invadidas e vandalizadas por apoiadores radicais de Jair Bolsonaro, que se recusaram a aceitar a derrota do ex-presidente nas eleições de 2022 e, posteriormente, testemunharam a posse de Lula como presidente.

Ao longo do documentário, são apresentadas imagens inéditas da reação de Lula ao tomar conhecimento das invasões. O presidente, que estava em Araraquara, interior de São Paulo, manteve comunicação por telefone com ministros para coordenar ações em resposta ao ataque.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES