Javier Milei defende consulta popular se Congresso não aprovar 'decretaço'

O presidente subiu o tom durante entrevista à televisão nesta terça-feira (26) em mais uma tentativa de pressionar o Legislativo argentino

Milei defende consulta popular se Congresso não aprovar 'decretaço' | Foto: Reprodução/Redes sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tentativa de exercer pressão sobre os membros do Congresso, o presidente argentino, Javier Milei, anunciou na noite da última terça-feira (26) que, caso o Decreto de Necessidade e Urgência (DNU) editado por ele em 20 de dezembro não seja aprovado, ele considerará a realização de uma consulta popular. Em uma entrevista à LN+, Milei, sem apresentar evidências, também insinuou que a lentidão na tramitação de projetos no Congresso estaria relacionada a legisladores em busca de "propina".

O presidente afirmou que, em caso de rejeição do Congresso ao seu decreto, convocaria um plebiscito, solicitando explicações sobre as razões contrárias à vontade do povo. Vale destacar que, de acordo com a Constituição Argentina, a aceitação de um plebiscito convocado pelo Poder Executivo em relação ao DNU não resultaria automaticamente na entrada em vigor do pacote, mas poderia fortalecer politicamente o presidente.

Durante as próximas sessões extraordinárias, os parlamentares discutirão o DNU de Milei, que propõe significativas alterações em mais de 350 normas, buscando desregulamentar a economia argentina. O governo Milei, representado pelo partido Liberdade Avança, que detém uma minoria no Legislativo, está pressionando pela rápida aprovação do decreto.

Anunciado na quarta-feira passada (20), o DNU visa desregular a economia do país, abordando áreas como o serviço de internet via satélite, a medicina privada, o mercado de trabalho e a revogação de diversas leis nacionais. Além disso, propõe a conversão de várias empresas estatais em sociedades anônimas, facilitando o processo de privatização dessas instituições.

Após uma semana marcada por intensos protestos contra as reformas propostas, o presidente convocou o parlamento para sessões extraordinárias, que se estenderão de 26 de dezembro a 31 de janeiro. Durante esse período, o Congresso terá a prerrogativa de aprovar ou rejeitar integralmente o texto das reformas, sem a possibilidade de debater detalhes específicos de seu conteúdo.

Na agenda das sessões extraordinárias, Milei incluiu não apenas as propostas de reformas que têm gerado controvérsias, mas também iniciativas relacionadas à restituição de impostos sobre os salários, modificações na legislação eleitoral e reformas no aparato estatal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES