Justiça arquiva ação de injúria e calúnia contra ex-presidente Bolsonaro

Em 2014, ex-presidente disse que não estupraria a deputada Maria do Rosário 'porque ela não merecia'

Justiça arquiva ação de injúria e calúnia contra ex-presidente Bolsonaro | Antonio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na segunda-feira (24), a Justiça do Distrito Federal decidiu arquivar a ação penal que envolvia o ex-presidente Jair Bolsonaro, acusado de proferir insultos contra a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS). O juiz Francisco Antonio Alves de Oliveira fundamentou sua decisão na verificação de que, conforme a legislação penal, os crimes de calúnia e injúria atribuídos ao ex-presidente prescreveram.

“Tendo em vista a data do recebimento da queixa-crime, o período em que o processo permaneceu suspenso, o correspondente prazo prescricional e a pena máxima cominada no caso verifica-se a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva do Estado, uma vez que transcorridos mais de três anos sem que tenham ocorrido outras causas de interrupção e suspensão”, escreveu o magistrado.

Em 9 de dezembro de 2014, durante um discurso no plenário da Câmara dos Deputados, Jair Bolsonaro fez uma declaração polêmica referente à deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), em que afirmou que só não a estupraria porque, segundo ele, "ela não merecia". A declaração foi feita como uma crítica à aparência da colega de parlamento. No dia seguinte, o então parlamentar repetiu a mesma declaração em uma entrevista ao jornal Zero Hora. Posteriormente, a deputada processou Bolsonaro em decorrência desses comentários controversos. 

Após o ex-presidente assumir o cargo de Presidente da República em 2019, ele passou a responder às acusações no Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, devido ao término do mandato e, consequentemente, do foro privilegiado, o Supremo determinou a suspensão do processo e ordenou que o caso voltasse a tramitar na primeira instância da Justiça do Distrito Federal. 

A defesa de Bolsonaro alegou que o embate entre Maria do Rosário e Bolsonaro ocorreu dentro do Congresso e deveria ser protegido pela regra constitucional da imunidade parlamentar, que impede a imputação criminal quanto às suas declarações.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES