Família Bolsonaro sofre derrotas e enfrenta crises após condenação de Jair

Contas bancárias canceladas e porte de arma negado iniciaram o período sombrio do clã ultradireitista

Família Bolsonaro sofre reveses | Adriano Machado/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A família Bolsonaro enfrentou uma série de contratempos impostos por instituições federais na última semana. Por um lado, o Banco do Brasil (BB) encerrou as contas mantidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), nos Estados Unidos. Por outro lado, a Polícia Federal (PF) negou o pedido de renovação da autorização de porte de arma de fogo de Carlos. Além disso, a PF colheu o depoimento do senador Marcos do Val (Podemos-PR), que apresentou uma versão diferente da relatada por Bolsonaro sobre um plano para gravar o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O encerramento da conta do ex-presidente nos EUA foi tomado pelo BB sob a justificativa de questões relacionadas à conformidade com as regras e procedimentos para proteger a instituição de irregularidades. Ao mesmo tempo, Carlos também teve sua conta encerrada sem aviso prévio ou explicações claras.

Leia Mais

A PF negou o pedido de renovação do porte de arma de fogo do vereador, alegando que ele não foi capaz de comprovar a "efetiva necessidade" para a autorização. Carlos argumentou que sua integridade física estaria ameaçada, mas a corporação não considerou suficientes as evidências apresentadas.

O filho do ex-mandatário criticou publicamente a negativa da PF e associou a decisão a um roteiro "orquestrado", surgindo em um momento de aumento de "constantes ameaças" à integridade física da família Bolsonaro. Ele mencionou a facada sofrida por seu pai durante a campanha de 2018.

Além disso, o depoimento de Do Val contradiz a versão de Bolsonaro sobre a reunião que tiveram com o ex-deputado Daniel Silveira (PTB-RJ). O senador reiterou que o trio conversou sobre um plano para gravar o ministro do STF, enquanto Bolsonaro negou que esse assunto tenha sido tratado.

8 de janeiro

Em outra frente, a PF avança no processo que pode levar à expulsão do ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, delegado Anderson Torres, da corporação. Um procedimento administrativo disciplinar aponta duas "transgressões disciplinares" que Torres pode ter cometido: desídia e omissão em evitar a destruição do patrimônio nos atos golpistas de 8 de janeiro, quando ele era secretário de Segurança do Distrito Federal.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES