Justiça cassa mandato de Crivella, aplica multa e o torna inelegível

Decisão da Justiça Eleitoral considera ações de Marcelo Crivella, enquanto prefeito do Rio de Janeiro, para barrar reportagens críticas

Justiça eleitoral cassa o mandato do deputado Marcelo Crivella, aplica multa e o torna inelegível | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça Eleitoral decidiu pela cassação e inelegibilidade do deputado federal Marcelo Crivella (Republicanos-RJ) por oito anos, além de impor uma multa de R$ 433 mil ao pastor evangélico. A decisão foi tomada no contexto de uma ação movida pela coligação "É a vez do povo!", formada pelo PT e PCdoB, durante a disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2020.

A ação se refere aos "Guardiões do Crivella", um grupo organizado durante o mandato de Crivella como prefeito do Rio de Janeiro, com o objetivo de impedir a produção de reportagens sobre a situação dos hospitais municipais durante o pico da pandemia de Covid-19. O ex-prefeito é acusado de abuso de autoridade em campanha eleitoral ao utilizar servidores públicos municipais para montar essas equipes.

Na sua decisão, a juíza Márcia Capanema, da 23ª Zona Eleitoral do RJ, determinou não apenas a perda do mandato de deputado federal e o pagamento da multa, mas também a inelegibilidade do pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) pelo período de oito anos. Além de Crivella, seu assessor especial Marcos Luciano também foi condenado.

Leia Mais

Vale ressaltar que a batalha legal de Crivella com a Justiça já vem de algum tempo. Em fevereiro, após uma condenação, o ex-prefeito do Rio recorreu ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro, alegando que a Justiça Eleitoral Municipal não tem competência para cassar o mandato de um deputado federal, sendo essa atribuição do TRE estadual ou do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A cassação de mandatos federais só pode ser determinada pelo TRE ou TSE.

No entanto, naquela ocasião, a ação estava relacionada a outra acusação. Poucos dias antes de sua tentativa de reeleição à prefeitura, Crivella lançou dois projetos de descontos no pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). A Justiça considerou essa ação como uma campanha irregular, uma vez que o político gravou um vídeo sobre os descontos para suas redes sociais.

LEIA MAIS NO MEIONORTE.COM



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES