Justiça nega liberdade a empresário preso por ordem de Alexandre de Moraes

Marcos Soares foi preso nesta sexta (22) por descumprir medidas cautelares, como não usar redes sociais

Justiça nega liberdade e empresário preso por ordem de Alexandre de Moraes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Justiça rejeitou o pedido de liberdade do empresário Marcos Soares Moreira, réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por envolvimento em atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro. Ele foi detido na última sexta-feira (22) por ordem do ministro Alexandre de Moraes, devido à publicação de um vídeo em que atacava os ministros do Supremo e desrespeitava as medidas cautelares que o proibiam de fazer postagens nas redes sociais. 

Na tarde do sábado (23), Marcos, que é do Espírito Santo, passou por uma audiência de custódia, na qual a Justiça negou a liberdade provisória. Conforme a advogada Maria Margarida Moura da Silva, que está representando o capixaba, a audiência de custódia foi conduzida por uma juíza auxiliar do ministro Alexandre de Moraes.

Marcos Soares encontra-se detido no Centro de Detenção Provisória de Viana II, localizado na Região Metropolitana de Vitória, para onde foi encaminhado após ser detido pela Polícia Federal (PF) no estado. Durante a audiência de custódia, conforme a defesa, foi solicitada a permanência dele em Viana. A argumentação se baseou no fato de a família de Marcos Soares ser residente no Espírito Santo, com o objetivo de manter os laços familiares. Portanto, a expectativa é que ele permaneça sob custódia no estado.

"Nessa oportunidade não cabe qualquer discussão em relação ao mérito ou a produção de provas. Porém, em razão de não conhecermos a decisão do ministro Alexandre de Moraes, ainda não entramos com qualquer pedido. Em razão disso, somente segunda-feira (25) entraremos em contato com o gabinete para tomarmos ciência da decisão e entrar com a medida judicial cabível. No entanto, de antemão, reafirmamos nosso respeito pelas instituições, bem como pelos ministros da Suprema Corte", divulgou a defensa de Marcos. 

Marcos Moreira, residente na Serra, Grande Vitória, é conhecido por sua atuação como modelo e empresário no ramo de fabricação de cortinas. Ele defendeu publicamente uma tomada de poder e demonstrou apoio à família do ex-presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. O empresário compartilhou vídeos de sua participação nos eventos em Brasília, incluindo um acampamento golpista de bolsonaristas no 38º Batalhão de Infantaria do Exército, em janeiro.

Ao justificar a prisão de Marcos, o ministro Alexandre de Moraes destacou que o empresário desrespeitou as medidas cautelares e publicou vídeos atacando o STF e ofendendo a honra dos ministros. Moraes mencionou que em uma das postagens, o acusado convocou, manifestantes para protestar, no dia 12 de outubro de 2023,  contra um julgamento em andamento no STF sobre a descriminalização do aborto até 12 semanas de gestação.

 (Com informações do Portal g1)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES