Lei Geral da Copa é aprovada pelo Senado; falta sanção de Dilma

Depois de meses de negociações, o ponto mais polêmico, a permissão da venda de bebidas alcoólicas, foi o principal alvo das críticas dos senadores.

Avalie a matéria:
Lei Geral da Copa foi aprovada na noite de quarta-feira(9) | Reprodução/TV Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei Geral da Copa foi aprovada na noite de quarta-feira (9) pelo Senado. Para virar lei, falta só a sanção da presidente Dilma Rousseff.

Depois de meses de negociações, o ponto mais polêmico, a permissão da venda de bebidas alcoólicas, hoje proibida por leis estaduais e pelo estatuto do torcedor, foi o principal alvo das críticas dos senadores. Mas, mesmo com as críticas, foi mantida sem alterações.

Está decidido: durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 e na Copa das Confederações, no ano que vem, está permitida a venda de bebidas alcoólicas dentro e nas imediações dos estádios.

A lei aprovada também reserva 1% dos ingressos para portadores de deficiência. Idosos, estudantes e beneficiários de programas sociais terão preferência na compra dos ingressos mais baratos, em torno de R$ 50. Brasileiros com 60 anos ou mais terão direito a pagar meia-entrada nos jogos.

O Distrito Federal, estados e municípios poderão decretar feriado em dias de jogos.

Apesar de aprovada, a liberação da venda de bebidas alcoólicas ainda divide opiniões no Congresso. Alguns parlamentares acham que seria necessária uma negociação com os estados que proíbem a comercialização. Mas o ministro dos Esportes foi taxativo: a lei aprovada nesta quarta-feira (9) é de âmbito federal e, portanto, se sobrepõe a qualquer legislação estadual.

O líder do governo no Senado, Eduardo Braga, disse que a aprovação da lei garante a segurança jurídica dos contratos comerciais e sociais da Copa do Mundo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES