Lei que impede concursos aos sábados em Teresina é sancionada

A medida prevê que as provas sejam realizadas, preferencialmente, aos domingos ou até as 18h da sexta-feira, em respeito aos dias de guarda e descanso, celebração de festas e cerimônias religiosas.

Lei que impede concursos aos sábados em Teresina é sancionada | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito de Teresina Dr. Pessoa sancionou a Lei n° 5.803, que impede a realização de concursos públicos aos sábados em respeito às crenças religiosas. A determinação foi publicada no Diário Oficial do Município de segunda-feira (10). 

O projeto foi votado e aprovado na Câmara Municipal de Teresina no dia 23 de agosto e aguardava sanção do prefeito.  Com autoria do vereador Dudu Borges, a lei dispõe sobre o exercício da liberdade de crença no período de realização de provas de concursos públicos e processos seletivos na capital. 

“A liberdade religiosa é um direito assegurado pela constituição, mas as pessoas que precisam cumprir com deveres religiosos ficam excluídas dos concursos. Os sabatistas, por exemplo, guardam o sábado para manifestações religiosas, portanto não têm acesso às provas realizadas neste dia. O objetivo é que as provas e testes sejam realizados em dias em que a concorrência sirva para todos e ninguém seja excluído. É uma justa correção”, explicou o vereador Dudu.

Lei que impede concursos aos sábados em Teresina é sancionada (Foto: Divulgação)PROJETO APROVADO

A medida prevê que as provas sejam realizadas, preferencialmente, aos domingos ou até as 18h da sexta-feira, em respeito aos dias de guarda e descanso, celebração de festas e cerimônias religiosas. Quando for inviável a promoção do certame até a data definida, a entidade organizadora poderá realizar no sábado, desde que permita ao candidato alegar motivo de crença religiosa e possa realizar a prova após 18h horas do sábado.

A permissão deverá ser precedida de requerimento assinado pelo interessado e dirigido à entidade organizadora, com declaração do ministro ou congregação religiosa a que pertence com firma reconhecida.

Lei que impede concursos aos sábados em Teresina é sancionada (Foto: Divulgação)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES