Lessa revela exploração imobiliária como ‘pano de fundo’ da morte de Marielle

O delator afirmou aos investigadores que o mandante do crime defendia a regularização de uma área para especulação imobiliária no Rio

Ronnie Lessa e Marielle Franco | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A expansão e exploração imobiliária conduzida por milícias no Rio de Janeiro, especialmente na região oeste da cidade, emerge como peça central na delação do ex-policial militar Ronnie Lessa, assassino confesso da vereadora Marielle Franco. Em seu depoimento à Polícia Federal (PF), Lessa detalhou o conflito entre a parlamentar e grupos que defendiam a expansão de terrenos ligados a milícias, culminando em sua contratação para o crime, ocorrido em 2018.

A delação de Lessa foi oficialmente assinada com a PF e homologada nesta semana pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revelando a complexidade da relação entre o crime organizado e interesses imobiliários na cidade.

A exploração imobiliária se tornou um importante braço financeiro das milícias no Rio de Janeiro, segundo dados da prefeitura, que revelam que mais de 1.300 construções irregulares ligadas a esses grupos foram demolidas entre 2021 e 2022, gerando um prejuízo estimado em R$ 646 milhões para os criminosos.

Em investigações anteriores, já se apontava a disputa por terras na região de Jacarepaguá, na zona Oeste do Rio, como possível motivação para o assassinato de Marielle Franco. Lessa afirmou aos investigadores que o mandante do crime defendia a regularização de uma área para especulação imobiliária, enquanto a vereadora lutava pela ocupação do terreno por pessoas de baixa renda, revelando os conflitos entre interesses criminosos e sociais na cidade.

Para mais informações, acesse meio.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES