Lira diz que sigilo de votos do STF ofuscaria princípio da transparência

Lira evitou fazer críticas diretas a Lula, que apresentou essa ideia durante uma transmissão ao vivo do programa semanal Conversa com o Presidente.

Deputado Arthur Lira, presidente da Câmara | Ton Molina/Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), declarou nesta terça-feira (5) que a proposta do presidente Lula (PT) de introduzir sigilo nos votos dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) afetaria o princípio de transparência da corte, conforme reportado pela Folhapress.

Lira evitou fazer críticas diretas a Lula, que apresentou essa ideia durante uma transmissão ao vivo do programa semanal Conversa com o Presidente, transmitido pelo Canal Gov. O deputado afirmou: "Difícil avaliar a posição de outras pessoas sem ter conversado com elas a respeito. O que estamos observando é um posicionamento firme de muitos juristas, inclusive ex-ministros, que são contrários a essa proposta."

O presidente da Câmara também acrescentou: "Já temos um Supremo Tribunal com muita visibilidade, e agora teríamos essa visibilidade sem saber como os ministros estão votando. O princípio da transparência, que é tão importante nas decisões televisionadas, seria prejudicado. No entanto, não cabe a mim especular sobre os motivos por trás dessa declaração."

Lula argumentou a favor do sigilo nos votos dos ministros do Supremo, alegando que a insatisfação da população com certas decisões poderia afetar a segurança dos magistrados da corte. Ele afirmou: "A sociedade não precisa saber como um ministro do Supremo vota. Não vejo necessidade disso. Se a maioria votou de determinada forma, não é necessário que todos saibam. Caso contrário, aqueles que perderam ficarão com raiva, enquanto os vencedores ficarão felizes."

Lula também expressou preocupações com a crescente hostilidade em relação aos magistrados do Supremo, afirmando: "Precisamos considerar se não é necessário mudar a situação no Brasil, porque, do jeito que está, em breve um ministro do Supremo não poderá mais andar na rua com sua família, devido a pessoas insatisfeitas com suas decisões."

As declarações de Lula sobre o STF surgem em meio a críticas da esquerda, incluindo membros do PT, ao ministro Cristiano Zanin, advogado e amigo do presidente, indicado por ele para uma vaga no tribunal no primeiro semestre deste ano. Além disso, ocorrem semanas após o ministro do STF, Alexandre de Moraes, e seus familiares supostamente serem hostilizados por um grupo de turistas brasileiros no aeroporto de Roma (Itália).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES