Lula aposta alto no Minha Casa Minha Vida: “Voltou para ficar”

O governo federal entregou 336 casas no Recife, nesta terça-feira (4). Milhares de outras casas são previstas para serem entregues ainda em 2023.

Avalie a matéria:
Lula acelera entrega de moradias do Minha Casa Minha Vida | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está apostando alto no Programa Minha Casa Minha Vida. Carro-chefe em suas gestões anteriores, o programa está sendo retomado com um investimento de mais de meio bilhão de reais para a conclusão de obras e entrega de moradias ainda este ano.

De acordo com Lula, a previsão é que até o final de maio o número de moradias entregues chegue a 7,4 mil no Brasil, com investimento de R$ 590,5 milhões. 

Mais de 300 casas foram entregues em Recife, nesta terça-feira (4) | FOTO: Divulgação/Ministério das Cidades

Prestes a completar os primeiros 100 dias de gestão Lula, o governo federal entregou, nesta terça-feira (4), 336 casas no Recife, capital de Pernambuco e planeja retomar, até o final de 2023, obras de 30 mil unidades pelo país.

"Desde o início do ano, entregamos 4.785 casas, com R$ 491,8 milhões de investimento em 11 cidades de 8 estados. O Minha Casa Minha Vida é o maior programa habitacional da história do país, já tornou realidade o sonho da casa própria de milhares de famílias e voltou para ficar", disse ele no Twitter. 

Retomando obras paradas

Segundo o Ministério das Cidades, no início do novo governo Lula, em janeiro de 2023, o cenário encontrado foi de cerca de 186 mil unidades habitacionais não concluídas no Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1 (sendo 170 mil nas modalidades: Empresas; Entidades Urbanas; e Entidades Rurais; e outras 16 mil na modalidade Oferta Pública). 

Desse total, 83 mil são obras paralisadas - em situações diversas, como: ocupadas irregularmente, com pendências de infraestrutura, abandono da construtora, indícios de vícios construtivos, dentre outros.

As unidades habitacionais ainda vigentes foram contratadas no período de 2009 a 2018, sendo que 80% delas foram contratadas no período de 2012 a 2014.

Meio Norte - O seu portal de notícias e exclusivas



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES