Lula cancela participação em evento da FAO na Etiópia; entenda o motivo

O encontro da FAO visava discutir o financiamento para a segurança alimentar em países afetados pela mudança climática

Lula está na Etiópia onde deve ter reuniões estratégicas com líderes africanos | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participou de um evento crucial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) em Adis Abeba, na Etiópia. Com a ausência de outros líderes mundiais devido a uma reunião de emergência sobre tensões entre Ruanda e a República Democrática do Congo, Lula optou por cancelar sua participação no evento e acabou jantando na residência oficial do embaixador brasileiro na Etiópia, Jandyr Ferreira dos Santos.

Agendado para esta sexta-feira (16), o encontro da FAO, que visava discutir o financiamento para a segurança alimentar em países afetados pela mudança climática, estava programado para contar com a presença de diversos chefes de Estado e de Governo africanos. Contudo, a reunião de emergência para tratar das tensões entre Ruanda e a RDC resultou no esvaziamento do evento.

O presidente de Angola, João Lourenço, designado mediador da União Africana para a crise entre Ruanda e a República Democrática do Congo, convocou a reunião emergencial para discutir a situação na RDC. Assim, os presidentes previstos para o evento da FAO, incluindo o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, não compareceram. Com a ausência dos chefes de Estado, Lula também não participou do evento.

Nos últimos dias, os confrontos entre os rebeldes do M23, compostos por militantes da etnia tutsi, e as forças de segurança da República Democrática do Congo aumentaram na província de Kivu, no leste do país. O governo congolês acusa Ruanda de apoiar a milícia rebelde.

Além disso, outros eventos programados para o dia também foram cancelados. Lula tinha agendada uma reunião bilateral com o presidente do Quênia, Willian Ruto, que chegou mais tarde que o previsto em Adis Abeba. Outro encontro com o presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, não ocorreu devido ao trânsito na capital da Etiópia. Um terceiro encontro com o presidente da Nigéria, Bola Tinubu, também não se concretizou.

A única reunião bilateral que ocorreu foi entre Lula e o primeiro-ministro etíope. Para o sábado (17), está prevista a participação do presidente brasileiro na reunião de cúpula anual da União Africana, onde planeja abordar temas como o aumento das relações comerciais e as prioridades da presidência brasileira no G20: transição energética, combate à desigualdade e à fome, e desenvolvimento sustentável, além de reformulações nos organismos internacionais.

Com informações da Agência Brasil



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES