Lula e Wellington Dias tratam da Aliança Global contra a Fome na África

A ideia é criar uma força-tarefa específica do G20 para adotar medidas emergenciais contra a fome e a pobreza no mundo, principalmente em países africanos.

Lula e Wellington Dias tratam da Aliança Global contra a Fome na África | Evaristo Sá-28.fev.23/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nos próximos dias, o presidente Lula fará  sua primeira viagem internacional em 2024. O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, acompanhará o líder executivo e vai aproveitar a reunião da cúpula de países africanos para obter apoios para sua proposta de criar uma Aliança Global contra a Fome e a Pobreza no âmbito da ONU.

O presidente participa, como convidado, da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da União Africana, entidade que reúne as 55 nações da África. Lançada por Lula em reunião do G20, a ideia é criar uma força-tarefa específica do G20 para adotar medidas emergenciais contra a fome e a pobreza no mundo, principalmente em países africanos. 

Wellington Dias vai direto para a Etiópia, com agenda de trabalho na sexta-feira (16) e no sábado (17). Ele é o ministro encarregado por Lula de comandar as conversas para a implantação da aliança global.

Na cúpula africana, o ministro apresentará a proposta de funcionamento da aliança global, destacando medidas práticas e modelos eficazes de combate à pobreza, como o programa Bolsa Família no Brasil, que já foi testado com sucesso. O Banco Mundial estima que serão necessários US$ 50 bilhões por ano para financiar a força-tarefa mundial da aliança global. 

REDUZIR A FOME

De acordo com o ministro, cerca de 60 países têm capacidade de contribuir, incluindo o Brasil. Por outro lado, os países que seriam beneficiados pelos recursos estão estimados entre 100 e 120 nações. A mobilização visa reduzir o atual cenário global no qual 750 milhões de pessoas passam fome e 2,4 bilhões vivem em situação de insegurança alimentar moderada ou grave.

“Este é um momento que dá ao Brasil a oportunidade de insistir na sua agenda de acabar com a fome não só no Brasil, mas também no mundo, buscando acelerar os esforços para atingir as medidas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU [...] Temos de aliar medidas de combate à fome e aos crimes ambientais, essa é uma receita para o Brasil e para o mundo”, acrescentou o ministro.

Lula e Dias estão empenhados em fazer avançar a aliança global dentro do G20 até novembro deste ano, durante a cúpula da entidade que congrega as nações mais desenvolvidas e ricas do mundo. O evento está agendado para ocorrer no Rio de Janeiro, onde a aliança global será objeto de negociações ao longo do ano durante as reuniões paralelas do G20.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES