Lula confirma ida ao Japão no fim de maio para reunião da Cúpula do G7

O líder brasileiro irá a Hiroshima, a convite do Primeiro-Ministro do Japão, para participar da reunião com as maiores potências do mundo.

Lula confirma agenda no Japão para reunião da Cúpula do G7 | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá participar, no fim deste mês de maio, de reunião da  Cúpula do G7, os sete países mais avançados do mundo. A informação foi confirmada, nesta sexta-feira (5), pelo Ministério das Relações Exteriores. O líder brasileiro irá a Hiroshima, a convite do Primeiro-Ministro do Japão, Fumio Kishida, onde participará do segmento de engajamento externo da Cúpula do G7, no encontro que acontece nos dias 20 e 21 de maio.

Além do Brasil e dos países do G7, foram convidados a participar da reunião representantes da Austrália, Comores, Ilhas Cook, Índia, Indonésia, República da Coreia e Vietnã, além de representantes das Nações Unidas, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Mundial, da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, da Agência Internacional de Energia, da Organização Mundial de Saúde, da Organização Mundial do Comércio e da União Europeia.

"O Brasil compartilha valores que congregam os países do G7 – como o fortalecimento da democracia, a modernização econômica e a proteção do meio ambiente e dos direitos humanos – e mantém com seus membros permanente coordenação sobre temas da agenda internacional, seja de forma bilateral, seja no âmbito do G20 e de organismos internacionais nos quais o Brasil e os membros do G7 interagem", informou o Ministério das Relações Exteriores.

Retomada das relações

Esta será a sétima participação do Presidente Lula em cúpulas do grupo, composto pela Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido, depois de um hiato de 14 anos. O Brasil já foi convidado a participar das reuniões do G7, seis vezes, entre 2003 e 2009, sempre a convite dos países-membros. O encontro faz parte de uma retomada das relações do Brasil com os sete países mais industrializados do mundo e consolida a percepção de equilíbrio no posicionamento do país em temas sensíveis do cenário internacional. 

Desde que voltou à presidência, Lula está buscando retomar alianças com os demais países. Neste ano, Lula já buscou cooperação junto China, Emirados Árabes, Estados UnidosPortugal, Espanha e a mais recente viagem, a Londres, no Reino Unido, onde, nesta manhã (5), esteve reunido com o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, para discutir sobre o comércio entre os países, cooperação tecnológica e questão ambiental.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES